Participe da audiência pública sobre a Mina Guaíba


O CPERS, como integrante do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul, convoca a categoria para participar de audiência pública acerca do projeto Mina Guaíba.

A audiência, promovida pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, será realizada no dia 20 de agosto, às 18h, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80)

O objetivo do encontro é obter dados, informações, sugestões, críticas ou propostas concernentes à possível implantação do empreendimento de extração de carvão, areia e cascalho denominado MINA GUAÍBA, proposto pela empresa COPELMI MINERAÇÃO LTDA.

O empreendimento, que deve ocupar uma área de 5 mil hectares nos municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas e está em processo de licenciamento junto à Fepam, apresenta sérios riscos ambientais à região. Os moradores da Capital e de outras cidades que dependem do Rio Jacuí poderão ser impactados pela contaminação da água e do ar, por cheias e pelo aumento pluvial. 

Precisamos lembrar de catástrofes como a de Mariana e Brumadinho e evitar que as mesmas se repitam. Mineração não é riqueza, é exploração, trabalho insalubre, morte do solo, da água, das plantas, do ser humano. Não queremos morte disfarçada de progresso em nosso estado.

Por isso, a presença de todos é muito importante para mostrar que os gaúchos não querem esse retrocesso socioambiental. A participação na audiência e o direito à manifestação serão franqueados mediante inscrição prévia no site do MP.

A realização desta audiência pública na Capital, e não apenas nas cidades em que a mina estará localizada (Charqueadas e Eldorado do Sul), caso seja licenciada, foi uma das primeiras demandas de movimentos sociais que buscam combater a implantação da megamineração na região. 

Para mais informações sobre os impactos da megamineração, confira o especial do jornal Sul21 sobre o tema http://mineracao.sul21.com.br/

Notícias relacionadas