Grupo de Cachoeira do Sul é o grande vencedor do Desafio da Dança


Com um canto de revolta pelos ares, Bento Gonçalves virou Palmares na tarde desta quinta-feira (6). O grupo de dança do Núcleo de Cachoeira do Sul, “Luz do Sol”, trouxe para o palco a voz, o tambor e o clamor de raízes africanas, cativando a platéia e os jurados do Desafio da Dança e conquistando o 1º lugar entre os onze grupos. A premiação marcou o encerramento do 3º Encontro Estadual de Aposentados(as) do CPERS, que reuniu mais de 500 educadores(as) que construíram a história do Sindicato e permanecem ativos na luta e na celebração da vida. Três de Maio e Uruguaiana, respectivamente, galgaram o 2º e o 3º lugares.

Com o tema “Mãe África – Uma representação divina de seus ancentrais” e três coreografias elaboradas por Mariana Nunes, o grupo entoou músicas como o “Canto das Três Raças”, canção de Paulo César Pinheiro imortalizada na voz de Clara Nunes, considerada um hino de resistência negra no país que foi um dos últimos a abolir a escravidão. Além da coreografia refinada e da qualidade da dança, toques cênicos como a decoração, o figurino e a declamação de versos renderam o troféu às bailarinas do 4º Núcleo.

“Na plateia deste evento estão retratadas as lutas da nossa história. A dança e a cultura também são políticas, uma forma de enfrentar as adversidades. Luta melhor quem luta com alegria”, afirmou a anfitriã Glaci Weber, diretora do Departamento de Aposentados(as) do CPERS.

Celebrar o presente, resgatar o passado e debater o futuro foram os motes do 3º Encontro, que trouxe o Desafio da Dança como atração principal mas contou com atividades variadas, como a Noite da Dança e um ato na 16ª CRE. “Todas as conquistas e avanços que, hoje, lutamos para não perder, foram fruto da luta de vocês. Os aposentados são maioria no Sindicato e terão sempre voz e vez”, disse Helenir Schürer, que também convocou a categoria a participar ativamente no debate com o próximo governo estadual, a fim de reverter as perdas salariais, preservar a paridade e garantir o pagamento em dia, além de barrar retrocessos. Confira como foi o primeiro dia (quarta-feira).

A quinta-feira, último dia de evento, também contou com uma apresentação de canto lírico com a profª Cora Quevedo, palestras sobre saúde e longevidade com o dr. Valdir Langwinski e a drª Maria Loraci Birck, autoestima e vitalidade com a profª Rozani Vaz de Quevedo, e a perspectiva dos aposentados no atual cenário político, com o advogado Marcelo Fagundes, da assessoria jurídica do CPERS.

O Encontro de Aposentados(as) ocorre anualmente como a culminância dos encontros regionais, uma iniciativa criada pela atual gestão do Sindicato para valorizar e aproximar aqueles(as) que, além de fazerem parte da história e do presente, compõem a maior parte do quadro de associados da entidade.

  

 

Notícias relacionadas