Servidores(as) inativos(as), pensionistas especiais e estatutários que não realizaram o recadastramento anual, ou a prova de vida, precisam regularizar a situação até o dia 20 de novembro. A Secretaria Estadual da Fazenda alerta que caso a atualização não ocorra, o servidor(a) poderá ficar sem o pagamento dos proventos.
Segundo informações do governo, neste primeiro momento, deverá acontecer apenas um atraso no pagamento, ou seja, quem receberia nesta terça-feira (31), e não se recadastrou, receberá o crédito no dia 07 de novembro, próxima terça-feira.
Aqueles que não providenciarem o recadastramento até o dia 20 de novembro, terão o pagamento suspenso até que a atualização seja feita.
Vale ressaltar, a atualização deixou de ser exigida entre maio de 2020 e julho de 2022 em virtude da pandemia da COVID 19 e, agora, foi reativada conforme o decreto 44.759/2006.
O recadastramento pode ser feito por diferentes canais:
>> App Servidor RS*:
– Baixar o aplicativo Servidor RS no celular smartphone com sistema Android ou IOS;
– Ou clique aqui para acessar via navegador: http://app.servidor.rs.gov.br
*Atenção: para ter acesso aos serviços disponibilizados atualmente no app, o usuário deverá possuir os níveis Prata ou Ouro na conta Gov.br.
>> Presencialmente nas agências do Banrisul:
– Apresentar em qualquer agência do Banrisul original e cópia de documento oficial, CPF e comprovante de residência.
>> Por correspondência:
– Na impossibilidade de o recadastramento ser feito pelo App Servidor RS ou pelo Banrisul, clique aqui para preencher o Formulário de Atualização Cadastral.
O formulário deverá ser reconhecido por autenticidade em cartório e enviado à Secretaria da Fazenda, juntamente com cópia de documento oficial, CPF e comprovante de residência atualizado.
Enviar com AR (aviso de recebimento), que valerá como comprovante de entrega dos documentos, para o endereço: Divisão de Gestão da Folha de Pagamento – Rua Caldas Júnior, nº 120, 13º andar, Centro Histórico, Porto Alegre – RS, CEP 90018-900.
>> Importante:
Para servidores(as) acamados, com moléstia grave ou problemas de locomoção comprovados, será aceita procuração com firma reconhecida, por autenticidade, com finalidade específica e validade máxima de seis meses.
>> Dúvidas também podem ser tiradas pelo telefone 0800 541 0005.