Na tarde desta quinta-feira (21), o 29º Núcleo (Santiago) do CPERS celebrou a instalação do Coletivo Regional de Igualdade Racial e Combate ao Racismo. A atividade, que aconteceu na sede do Núcleo, contou com a presença do 2º vice-presidente do Sindicato e coordenador do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da entidade, Edson Garcia.
Os coletivos regionais vêm sendo instalados nos 42 núcleos do CPERS e fazem parte de uma ampla estratégia conduzida pelo Coletivo Estadual. O objetivo dessa iniciativa é expandir a luta antirracista nas escolas e comunidades em todo o Rio Grande do Sul, inserindo a discussão do racismo de maneira sistemática no ambiente escolar, político e social, envolvendo toda a comunidade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“A atividade de lançamento do Coletivo Regional de Igualdade Racial e Combate do Núcleo de Santiago foi mais um evento especial para a nossa luta, sobretudo para a educação antirracista. Após a fala de abertura feita pelo diretor do núcleo, apresentei um histórico das atividades do Coletivo, desde a sua criação. Na sequência, analisamos as práticas do preconceito nos ambientes educacionais e fundamentamos a nossa luta e prática diárias. Finalizamos participando de uma valiosa atividade cultural“, declarou Edson.
Durante o encontro, as(os) participantes também conheceram o histórico e o papel do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Étnico-Racial (COMPIER), através da presidente da entidade, Fabiana Barcelos da Silva Cardoso. As(os) educadoras(es) presentes participaram da oficina, onde aprenderam a fazer a preciosa boneca Abayomi, criação da artesã Lena Martins, de São Luís do Maranhão, e um símbolo de resistência e tradição africana. As professoras Nara Madruga e Rose Mari Rodrigues coordenaram essa atividade.
O diretor do 29º Núcleo, Leandro Wesz Parise, encerrou a atividade enaltecendo a criação deste importante Coletivo que se soma aos já inaugurados em outras regiões estado. “É um passo para consolidar o importante trabalho antirracista que o CPERS faz. Através do Coletivo, estamos dando mais voz a essa política que deve estar presente no dia a dia das escolas e do Sindicato”, finaliza Leandro, que será integrante da Direção Central do CPERS na próxima gestão.
O Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato reforça a importância da criação dos coletivos raciais nos 42 núcleos e também reitera necessidade de ações contínuas para o reconhecimento e valorização das pessoas pretas na sociedade, especialmente na educação.
>> Leia também:
>>> Dia da Consciência Negra: CPERS reafirma luta antirracista em encontro do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo
>>> Educar com consciência negra é construir pontes para um futuro digno
>>> Novembro Antirracista: racismo estrutural nega acesso da população negra a direitos básicos
>>> Por uma educação com consciência negra: a importância de ações antirracistas no ambiente escolar