CPERS pega a estrada para denunciar as mentiras de Eduardo Leite e o descaso do governo com as escolas gaúchas


Nesta terça-feira (22), o CPERS deu o pontapé inicial na #CaravanaDaVerdade, que percorrerá todo o Rio Grande do Sul – até o fim de março –  para desmascarar as mentiras de Eduardo Leite (PSDB), que mente ao dizer que concedeu reajuste de 32% aos educadores(as) e denunciar o descaso do governo com as escolas gaúchas.

Além de expor o desfalque nos contracheques, a caravana também alerta sobre a desvalorização dos funcionários(as) de escola e dos aposentados(as) sem paridade – que ficaram de fora do reajuste, sobre o Novo Ensino Médio, a militarização das escolas, a pressão pelo concurso público, as consequências do Regime de Recuperação Fiscal e ações em andamento.

Nesse primeiro dia, foram visitadas instituições da região de Uruguaiana (21° Núcleo) e São Borja (16° Núcleo).

“No final desta Caravana faremos uma Assembleia Geral para firmar a luta contra as mentiras de Eduardo Leite e cerrar fileiras pela educação e pelos educadores. Esse é um ano eleitoral e, como seres políticos, precisamos votar em quem defende o ensino público gaúcho. Quem é contra nós, será enterrado na história como o maior inimigo da educação”, asseverou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, durante visita ao IE Arneldo Matter, de São Borja, com a secretária-geral Suzana Lauermann.

Além das escolas, as denúncias também foram feitas em rádios das cidades por onde a caravana passou. A diretora do CPERS, Vera Lessês, acompanhada de Zila Teresinha Soares Fidell, diretora do Núcleo de Uruguaiana (21°), esteve na Rádio Líder FM e alertou sobre as maldades do governador. “Leite deixou os aposentados e funcionários a míngua, sem reposição salarial e ainda mente para a sociedade que deu 32% de reajuste para todos, é mentira!”

Segue o descaso e a morosidade do governo Leite em Uruguaiana

Em novembro de 2021, a caravana do CPERS por #ReposiçãoJá passou pela EEF Hermeto José Pinto Bermudez, de Uruguaiana, quando a comunidade escolar realizou um ato para denunciar 12 meses sem energia elétrica.

Agora, três meses após o ocorrido, a diretora da escola, Marta Verônica da Silva, ainda clama para que o problema seja resolvido.

“Continuamos sem energia elétrica, há 15 meses estamos nessa situação. Já não sabemos quem pode solucionar o nosso problema. Está precária a nossa situação”, declarou Marta.

Funcionários e aposentados merecem respeito e valorização 

Além da passagem pelas escolas, a caravana do CPERS também promove plenárias com professores(as) e funcionários(as) aposentados(as).

Excluir esses educadores(as) do reajuste é cruel. São mais de sete anos sem reposição, com uma defasagem salarial de mais de 54%, além do assalto no contracheque de quem dedicou a vida a educação pública. 

90% dos piores salários do Rio Grande do Sul são de servidores(as), que recebem como base o valor irrisório de R$ 620,75.

Aos olhos cruéis do governo, estes educadores(as) são invisíveis. Não para o CPERS!

Ainda nessa semana, o Sindicato irá a Alegrete, Santana do Livramento, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo. Clique aqui para conferir o roteiro completo e acompanhe as nossas redes para mais informações!

Escolas visitadas nesta terça (22):

>> Região de Uruguaiana (21° Núcleo)

– EEEM Mal. Candido Rondon, Uruguaiana
– Instituto Estadual Paulo Freire, Uruguaiana
– Escola Normal Elisa F Valls, Uruguaiana
– IE Romaguera Côrrea, Uruguaiana
– EEEM Embaixador João Baptista Luzardo, Uruguaiana
– EEEF Prof. Cirilo Zadra, Uruguaiana
– EEEF Adir Máscia, Uruguaiana
– EEEM Senador Salgado Filho, Uruguaiana
– EEEF Julio de Castilhos, Uruguaiana
– EEEF Antonio Mary Ulrich, Uruguaiana
– EEEM Dr. João Fagundes, Uruguaiana
– EEEFM Nilza Corrêa Pereira, Barra do Quarai
– EEF Hermeto José Pinto Bermudez, Uruguaiana

>> Região de São Borja (16° Núcleo)
– EEEM Vicente Goulart, Itacurubi
– IE Arneldo Matter, São Borja
– CE São Borja (CESB), São Borja
– IE Padre Francisco Garcia, São Borja
– CE Getúlio Vargas, São Borja
– EET Olavo Bilac, São Borja
– EEEF Tusnelda Lima Barbosa, São Borja
– EEEFViriato Vargas, São Borja
– EEEF João Goulart, São Borja
– EEEM Tricentenário, São Borja
– EEEM Apparicio Silva Rillo, São Borja

Notícias relacionadas