Avante educadores, de pé! Novas direções do CPERS tomam posse com chamado à unidade e à luta


Tomaram posse, na noite desta segunda-feira (21), as direções que conduzirão os rumos do CPERS e da luta da categoria no período de 2021 a 2024.

A solenidade, realizada de forma digital, foi transmitida ao vivo pelo Facebook do Sindicato e contou com a participação dos dirigentes eleitos para a Direção Central e dos 42 Núcleos, parlamentares convidados e representantes de centrais sindicais e da CNTE.

Reeleita para o terceiro mandato consecutivo, a presidente Helenir Aguiar Schürer fez um chamado à unidade e apontou para a necessidade de cerrar fileiras em defesa da valorização salarial da categoria.

“Faremos todos os esforços para avançar no que a nossa categoria mais precisa, que é um salário digno para sobreviver.”

Seu discurso também lançou luz sobre os principais desafios enfrentados pelos trabalhadores(as) da educação, sob intenso ataque dos governos Leite (PSDB) e Bolsonaro.

“Temos que nos levantar e dizer basta a esta política que levou 500 mil vidas embora”, afirmou.
 
Fazer recuar a militarização das escolas, derrotar a Reforma Administrativa, frear a mercantilização da educação pública e incidir sobre o processo eleitoral para derrotar projetos neoliberais e de extrema-direita serão, de acordo com Helenir, as prioridades da gestão.

“Quero continuar resgatando o orgulho de ser professor, de ser funcionário público, de ser CPERS. Precisamos da unidade massiva da categoria. Estamos assumindo com toda garra e seriedade e tenho certeza que juntos seremos bem mais fortes”, concluiu.

Em suas casas e sedes regionais, os dirigentes eleitos para os 42 Núcleos do CPERS também foram empossados ao som de sinetas e empunhando bandeiras da entidade.

Valentia e luta

Fátima Silva, secretária geral da CNTE, saudou a nova gestão e trouxe a preocupação com o futuro da educação no contexto do avanço do ensino remoto e de soluções tecnocráticas.

“Nossa profissão foi bruscamente modificada com a virtualidade que chegou sem nos avisar, sem nos pedir permissão. Foi uma emergência, necessária enquanto estávamos preservando vias. Mas a virtualidade não vem para nos substituir, não vem para ficar, e é contra isso que vamos lutar”, ponderou.

Para Amarildo Pedro Cenci, presidente da CUT/RS, estar à frente do CPERS é uma tarefa que exige coragem e resiliência. “Ser sindicalista em um momento tão duro para a educação como é muito difícil. Quero saudar essa direção e essa categoria valente que sempre está à frente da luta social no Rio Grande do Sul”, observou.

A vice-presidente da CTB/RS, Silvana Conti, também aludiu aos desafios enfrentados no âmbito federal. “É muito importante a gente lembrar as mais de 500 mil mortes por opção política e ideológica de nosso presidente Jair Bolsonaro. Estamos construindo uma unidade ampla contra o nosso inimigo comum. Venceremos.”

A primeira reunião da nova composição da Direção Central ocorre na tarde desta terça-feira (22). Confira a nominata eleita abaixo.

Helenir Aguiar Schürer – Presidente 

É professora do Estado há mais de 30 anos, filiou-se ao CPERS antes mesmo de iniciar na rede estadual. É formada em Letras pela Faculdade Dom Bosco, de Santa Rosa. Foi vice-diretora e, posteriormente, diretora do 23° Núcleo (Livramento) e secretária de formação da CUT/RS. Integrou a Direção Central entre 2001 e 2008. É presidente do CPERS/Sindicato desde 2014. 

Alex Santos Saratt – 1° vice-presidente

Professor de História nas redes públicas municipal e estadual em Taquara. Vice-diretor e representante 1/1000 do 32 º Núcleo (Taquara). Foi diretor da CNTE (Saúde do Trabalhador) e integrou a Direção Central do CPERS na gestão 2005 -2008.

Edson Garcia –  2° vice-presidente

Professor da Educação Profissional e Especialista em Educação, com uma carreira de mais de 20 anos, construída na rede pública e privada. Sempre atuou nas áreas de Gestão e Supervisão Escolar. Ex-aluno da UFRGS e do SENAI, graduou-se pela PUC/RS, onde a representou em projeto desenvolvido em Manaquiri na Amazônia. Também especializou-se em Gestão e Auditoria de Qualidade na Universidade de Munique, na Alemanha. Atualmente também é responsável pelo Departamento de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato. 

Suzana Cecilia Lauermann – Secretária-Geral 

Professora de História na Escola Estadual Três de Outubro e Professora de Ciências Humanas no NEEJA Julieta Villamil Balestro. Possui graduação em História e especialização em Educação de Jovens e Adultos e Gestão, Orientação e Supervisão Escolar. 

Rosane Zan – Tesoureira 

Professora da rede estadual há 25 anos. Possui graduação em Letras com especialização em Língua Portuguesa. Foi diretora do 33° Núcleo (São Luiz Gonzaga) por três gestões. É titular do Conselho Comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul. Está na gestão desde 2014. Começou como diretora administrativa e também foi diretora do Departamento de Educação do Sindicato.

Alda Maria Souza – Diretora

É professora estadual e foi vice-diretora do Colégio Protásio Alves, de Porto Alegre. Também foi professora no Colégio Paraná. Hoje em dia é presidente estadual e vice-presidente nacional do MTPE/RS e desde 2014 dirige o Departamento de Cultura do CPERS Sindicato.

Amauri Pereira da Rosa – Diretor

Professor de História e Sociologia do Estado na Escola Estadual Engenheiro Parobé desde o ano 2000. Formado em História – Licenciatura Plena pela UNISINOS.

Carla Cassais – Diretora

Professora de matemática da rede pública estadual, especialista em Ciências e Tecnologias da Educação pelo IFSul, foi vice-diretora do 24º Núcleo (Pelotas) por três mandatos e tesoureira e Conselheira 1/1000 do mesmo núcleo.

Cássio Ritter – Diretor

Cursou Magistério na Escola Evangélica de Ivoti. É formado em Letras pela UNISINOS e pós-graduado em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Ritter dos Reis. Ingressou no magistério estadual em 1999. Foi vice-diretor do IEE Prof. Pedro Schneider, de São Leopoldo e representante 1/1000 do 14° Núcleo. Foi diretor do Departamento de Organização Estatutária e Comunidade Escolar. Integra a direção central da entidade desde 2014. 

Glaci Weber – Diretora

É licenciada em Letras com especialização em Língua Portuguesa e Inglês. Foi diretora geral do 21º Núcleo (Uruguaiana) por três mandatos. Professora regente por 25 anos e diretora de escola. Foi representante estadual dos aposentados e, atualmente, dirige o Departamento dos Aposentados do CPERS.

Juçara Borges – Diretora

Funcionária de escola aposentada, atuou como agente educacional de alimentação. É formada em Pedagogia e pós-graduada pela UFRGS em Educação de Jovens e Adultos. Foi vice-diretora do 12° Núcleo de Bento Gonçalves por um mandato, e como diretora geral por três mandatos, atuando sempre nas atividades de luta e formação.

Leonardo Preto Echevarria – Diretor

Professor de Sociologia na rede estadual de ensino, nos Colégios Protásio Alves e Paula Soares, ambos em Porto Alegre. Formado em História pela Universidade Federal de Santa Maria. 

Sandra Régio – Diretora

Professora de Educação Física, formada pela UFSM e especialista em Handebol e Biodança. Atuou como representante de escola junto ao 2º Núcleo (Santa Maria), foi representante estadual dos Aposentados, conselheira do 1/1000 e vice-diretora e diretora do 2° Núcleo. É membro da Direção Central desde 2017 como diretora do Departamento Administrativo da entidade. 

Sonia Solange Viana – Diretora

É formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, com habilitação em Orientação Educacional. É Agente Educacional II, administração escolar, e é membro do Conselho Geral do CPERS desde 2006. Foi coordenadora da Escola de Formação Sindical Sul da CUT e secretária de comunicação da CUT/RS. Foi membro  da coordenação da direção do 24º Núcleo (Pelotas) por três mandatos. Integra desde 2014 a Direção Central do CPERS no Departamento de Funcionários (as).

Vera Lessês – Diretora

Professora habilitada em Biologia pela UNIJUI e Matemática pela FURG, especialista em Interdisciplinaridade com mais de 30 anos de atuação como servidora pública. Natural e residente de Três de Maio/RS. Milita no CPERS/Sindicato há cerca de 30 anos. Foi vice-diretora do 35° Núcleo (Três de Maio) por duas gestões e diretora por três gestões consecutivas. Integrou o Conselho Deliberativo do IPERGS, integra o Conselho de Administração do IPE Saúde e diretora do Departamento de Saúde da Direção Central. 


Notícias relacionadas