A Escola dos Meus Sonhos é tema do encerramento do Seminário Paulo Freire


No mês em que se comemora os 99 anos do patrono da educação brasileira, o Departamento de Educação do CPERS promoveu o Seminário Paulo Freire: um Olhar Freireano Através da Educação e da Política.

Durante os cinco módulos do curso, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre aspectos dos grandes temas legados por Paulo Freire no contexto da complexidade do cenário político e educacional contemporâneo.

No último encontro, realizado nesta terça-feira (29), o tema foi “A Escola dos Meus Sonhos” e contou com a palestra do professor Moacir Gadotti, fundador e Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire. 

Durante o debate, Gadotti falou sobre o futuro da educação no pós-pandemia e os desafios diante de governos neoliberais e autoritários que ameaçam o futuro da educação pública brasileira.

O seminário contou ainda com a participação de duas professoras da rede estadual que contaram um pouco de suas experiências pedagógicas e projetos desenvolvidos no chão da escola.

A profe Géssica Lazzarotto Vivian, do Colégio Estadual Pe. Colbachini de Nova Bassano, apresentou o projeto “Água+” que visava a captação e reutilização da água da chuva no município.

Já a professora Raquel Teles de Souza, da Escola Estadual Sylvio Dal Moro de Cacique Doble, expôs o projeto interdisciplinar “Eu Posso Fazer+” que surgiu de uma vista ao Posto de coleta e separação do Lixo de São José do Ouro e resultou em uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico e contou com diversas parcerias locais. 

Você pode conferir todos os módulos do Seminário de Educação Paulo Freire no canal do CPERS no YouTube.

Certificado

Se você realizou a inscrição prévia para o Seminário de Educação Paulo Freire, deixe sua opinião e registre sua presença nesse link. O certificado será enviado por e-mail nos próximos dias. 

Leia também:

▶️ Paulo Freire: 17 livros para baixar em PDF

▶️ O sistema e o método de Paulo Freire são tema do 4° módulo do Seminário de Educação do CPERS

▶️ 3º módulo do Seminário Paulo Freire debate a construção de um currículo crítico-libertador

▶️ 2º módulo do Seminário Paulo Freire debate uma educação emancipatória e transformadora

▶️ Para ler o mundo em tempos de exceção: começa o Seminário de Educação Paulo Freire

▶️ Seminário Paulo Freire: um olhar freireano através da educação e da política

Notícias relacionadas