2º módulo do Seminário Paulo Freire debate uma educação emancipatória e transformadora


Dando continuidade ao Seminário de Educação Paulo Freire: um Olhar Freireano Através da Educação e da Política, realizou-se nesta terça-feira (8), mais uma palestra do ciclo organizado pelo Departamento de Educação do CPERS.

Às vésperas do centenário do destacado pensador brasileiro, que completa 99 anos no dia 19 de setembro, o sindicato promove cinco aulas para oportunizar a aproximação ao pensamento de Paulo Freire, caracterizado pela problematização da realidade, pela reflexão crítica e pelo compromisso com a libertação.

O tema desta segunda aula foi “Paulo Freire e o uso da Educação Emancipatória e Transformadora contra os retrocessos das políticas educacionais” e contou com a participação do professor José Batista, da UFPE e da professora Fátima Silva, secretaria Geral da CNTE. 

O seminário contou ainda com a participação do professor de Rio Grande, Odair Nunes Soares, que apresentou o projeto “A arte circense e o resgate de brincadeiras antigas na dimensão interdisciplinar”, que se fundamenta em princípios básicos de Freire para a inclusão através da educação. 

Na próxima terça-feira(15), o tema vai ser “A construção de um currículo crítico-libertador: reflexões do momento presente e para o pós-pandemia” e terá como palestrantes o professor Alexandre Saul, da Universidade Católica de Santos e a professora Daianny Madalena Costa, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, campus POA.

▶️ Confira a programação completa aqui

Leia também:

▶️ Para ler o mundo em tempos de exceção: começa o Seminário de Educação Paulo Freire

▶️ Seminário Paulo Freire: um olhar freireano através da educação e da política

Notícias relacionadas