Terceira semana da #CaravanaPelaDemocracia inicia nas regiões de Santa Rosa e Santiago


Nesta terça-feira (16), primeiro dia da terceira semana da #CaravanaPelaDemocracia, o CPERS visitou escolas e rádios das regiões de Santa Rosa (10º Núcleo) e Santiago (29º Núcleo).

Os dirigentes do Sindicato e dos núcleos promoveram, no chão das escolas e com a sociedade, através das entrevistas realizadas, um amplo debate a respeito dos projetos de Estado em disputa e reforçaram a importância da defesa intransigente da educação pública e a valorização dos profissionais da educação.

O presidente em exercício do CPERS, Alex Saratt, avalia as primeiras semanas de Caravana e a importância desse debate nas escolas.

“A Caravana segue com a sua mobilização junto às escolas e imprensa local. A receptividade tem sido muito positiva e a categoria entendeu a importância de se discutir projetos e candidaturas para os governos e parlamentos, sobretudo de que é preciso eleger quem de fato representa os trabalhadores e defende a educação, dando uma resposta nas urnas contra todos os ataques e malfeitos que aconteceram nos últimos anos”.

A secretária-geral do CPERS, Suzana Lauermann, destacou um dos principais objetivos da Caravana aos educadores(as) de Santiago: a reflexão sobre os atuais projetos que governam o Rio Grande do Sul e o Brasil. 

“Nós sabemos que o dia a dia nas escolas está cada vez mais difícil. São lives, planilhas intermináveis e pouco nos sobra tempo para pensar na nossa vida prática. Por isso, estamos aqui com a Caravana, para apresentar para vocês esse material, para ser mais uma ferramenta de reflexão sobre que futuro esperançamos para a educação gaúcha e brasileira”. 

Rosane Zan, tesoureira do CPERS, destacou o importante papel dos educadores(as) na disseminação das informações neste período decisivo para o futuro da educação. 

“Esta Caravana é muito importante para reafirmamos a luta pelos nossos direitos e pela educação. Nosso mote é ‘nas escolas e nas ruas’, porque esses sempre foram o nosso espaço de luta; e ‘nas urnas’, porque temos o poder de decidir o futuro da educação. Precisamos que a população nos ouça para fazer esse debate com a sociedade. Somos formadores de opinião”.

Tricô da Resistência reúne educadoras aposentadas da região de Santa Rosa

Durante a tarde, a #CaravanaPelaDemocracia prestigiou o Tricô da Resistência, na Praça da Bandeira, localizada no centro de Santa Rosa. A ação, organizada pelo 10° Núcleo, tinha o objetivo de apresentar para a sociedade a indignação com os ataques dos atuais governos aos aposentados(as), que voltaram a pagar a Previdência, e também destacar a resistência da categoria.

A educadora aposentada, Marlete Maria Fagundes, viajou 35 quilômetros, de Tucunduva a Santa Rosa, para participar da atividade. “É importante mostrar a nossa situação,  a desvalorização e o descaso com que os governos nos tratam. É um absurdo nos tirarem os direitos adquiridos e voltarmos a pagar a Previdência. Temos que mostrar para a sociedade nossa indignação”, disse.

O Tricô da Resistência ocorrerá novamente no dia 23 de agosto e seis de setembro, no mesmo local.

Plenária virtual esclarece dúvida da categoria 

Para encerrar o dia de atividades em Santa Rosa, foi realizada uma plenária virtual com a participação das diretoras do CPERS, Vera Lessês e Juçara Borges, com o intuito de esclarecer as dúvidas da categoria e evidenciar os objetivos da Caravana.

“Os funcionários de escola recebem um salário base de R$ 650,00 e não ganharam um centavo de reajuste. O atual governo foi o primeiro a ignorar os funcionários como educadores e não conceder nenhum reajuste”, pontuou a diretora do Departamento dos Funcionários(as) de Escola do CPERS, Juçara Borges.

“O atual governo concedeu uma reposição fake para os professores, pois apenas 14% da categoria teve o acréscimo de 32% em seus salários. Além disso, ignorou os funcionários de escola e fez com que os aposentados voltassem a contribuir com a Previdência. Estamos sentindo no bolso as consequências dessas ações de total descaso”, observou a diretora do Departamento de Saúde do Trabalhador e representante do CPERS no Conselho de Administração do IPE Saúde, Vera Lessês. 

O diretor do CPERS, Cássio Ritter, também acompanhou as visitas nas escolas de Santa Rosa e as atividades realizadas pelo núcleo. A diretora do 10° Núcleo, Eloisa Maria Womer, a vice-diretora, Valdemira Carpenedo, a tesoureira Glaci Kran e as educadoras Lúcia Zottis e Gabriela Viana de Lima, também acompanharam o roteiro.

Em Santiago, a diretora do CPERS, Sandra Régio, visitou escolas da região, do 29° Núcleo participaram o diretor Leandro Weisz Parise, Maristela Cogo, da direção do 29⁰ Núcleo, Gabriela Pedroso, secretária do 29⁰ Núcleo, Vera Teixeira, delegada 1/1000 do 29⁰ Núcleo e Eva Marques Pereira, tesoureira do 29° Núcleo.

O CPERS segue na estrada, até o dia 9 de setembro, visitando  escolas das regiões dos 42 Núcleos do Sindicato para mobilizar a categoria e fortalecer o projeto de futuro que queremos para a educação pública gaúcha e brasileira.

Durante essa semana, a Caravana ainda passará pelas regiões de Três de Maio, Três Passos, Frederico Westphalen, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Clique aqui e confira o roteiro completo! 

>> Confira abaixo as escolas visitadas na #CaravanaPelaDemocracia nesta terça-feira (16):

> Região do 10° Núcleo do CPERS – Santa Rosa

– EEEB Santos Dumont (Santa Rosa)
– IEE Visconde de Cairú (Santa Rosa)
– EEEF Cel. Bráulio Oliveira (Santa Rosa)
– EEEF Mercedes Motta (Santa Rosa)
– EEEF José Alfredo Nedel (Santa Rosa)
– EET Fronteira Noroeste (Santa Rosa)
– IEE Cristo Redentor (Cândido Godói) 

> Região do 29° Núcleo do CPERS – Santiago

– Escola Estadual Lucas Araújo de Oliveira (Santiago)
– CE Apolinário Porto Alegre (Santiago)
– EEEF Chico Mendes (Capão do Cipó)
– EEEF Roseli Correa da Silva (Capão do Cipó)
– EEEM Macedo Beltrão do Nascimento (Capão do Cipó)
– CE Monsenhor Assis (Santiago)
– Escola Alceu Duarte de Carvalho (Santiago)
– EEEF João Eduardo Witt Schmitz (CIEP) (Santiago)

Notícias relacionadas

Com a publicação da Portaria Interministerial MEC/MF n.º 13, na …

27/12/2024

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada …

O CPERS informa que entre os dias 31 de dezembro de …

Foi publicada nesta terça-feira (24), a Portaria Interministerial MEC/Fazenda n.º …

26/12/2024