Seminário realizado pelo Simpa debaterá educação e democracia na atualidade


Nos dias 14 e 15 de dezembro, acontece em Porto Alegre o seminário “Educação e Democracia – Os violentados da sociedade estão na escola”, promovido pelo Simpa com o apoio da Atempa e Faced/UFRGS. O evento será realizado na Igreja Pompeia, no dia 14, e na Câmara Municipal (plenário Otávio Rocha), no dia 15.

O seminário tem como objetivo oferecer, às professoras e professores interessados, uma possibilidade de discussão e pistas sobre o que hoje acontece em nossa sociedade e que apresenta reflexos em cada uma de nossas escolas.

Ao mesmo tempo, o seminário irá propor uma alternativa de capacitação sobre a relação entre a educação e a democracia e como alunos e professores, violentados em seus direitos, podem formar uma resistência social poderosa para se contrapor a um regime político e econômico cada vez mais excludente.

A entrada é gratuita, mas é solicitada a doação de livro e/ou brinquedo a ser doado a crianças carentes. Também será emitido certificado do seminário.

Confira abaixo a programação:

Dia 14/12 – sexta-feira – 19h
Local: Igreja Pompeia (Rua Barros Cassal, 220)
Abertura: Simpa, Atempa e Frente Gaúcha Escola Sem Mordaça – professora Russel Teresinha da Rosa
Conferência: Educação e Democracia – com Miguel Arroyo

Dia 15/12 – sábado – 8h30
Local: Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal (Av. Loureiro da Silva, 255)
Mesa Redonda: Como os violentados (alunos e professores), seus corpos e mentes se apresentam e resistem nas escolas. Raça, sexualidade, saberes populares, gênero e outros temas inscritos em cada sujeito. Serão apresentados trabalhos de professoras e professores da Rede Municipal de Ensino, seguidos de comentários de Cláudia Fonseca, Célio Golim, Reginete Souza Bispo, Carmen Craidy e outros.

 

Notícias relacionadas