Sarau Literário do CPERS é sucesso em Capão da Canoa


IMG_8696

“Permitam ao professor, permitam ao professor continuar lutando pelos seus, permitam ao professor continuar lutando pelos seus ideais” . Este é apenas um trecho da poesia Permitam, da poetisa Janice Schmitt, que foi declamada pela professora e musicista, Glaucia Gomes, para dar início ao Sarau Literário do CPERS, realizado em Capão da Canoa, nesta quarta-feira, dia 17.  A iniciativa foi realizada no auditório da Casa de Cultura Érico Veríssimo, que ficou lotada com a presença de educadores e estudantes do município. 
A diretora do Departamento de Cultura, Alda Bastos Souza, a diretora do Departamento dos Aposentados, Glaci Weber  e a diretora Rozane Zan foram as responsáveis pela organização do evento.

Em clima de alegria, integração e confraternização, estudantes de diversas escolas da região apresentaram, através de documentários, trabalhos manuais de arte, canto e teatro, as interpretações das poesias que compõem o livro Maturidade em Belos Versos. O livro é fruto do Concurso de Poesias para os Aposentados do CPERS, realizado em 2015. Os corais Vovó Legal e Infanto-Juvenil de Capão da Canoa também participaram do Sarau com a apresentação de com diversas músicas que empolgaram o público.
Compuseram a Mesa de Abertura do evento as diretoras do CPERS, Alda Bastos Souza, Glaci Weber, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, a vice-presidente do Sindicato, Solange Carvalho, a diretora da Escola Moschette, Etevilna Rodrigues e o diretor da Casa de Cultura Érico Veríssimo, Felipe Daer.
Helenir saudou a todos e parabenizou a presença massiva dos estudantes no encontro. Ela também ressaltou a importância dos aposentados para o Sindicato e o belo trabalho realizado, através da participação deles no livro Maturidade em Belos Versos. “Esta construção que os educadores fizeram nesses 71 anos do CPERS está presente nas poesias deste livro. São esses educadores que lutaram em nosso Sindicato e fizeram história. Hoje, estão aposentados, mas continuam contribuindo para a luta da categoria”, afirmou.
A diretora Alda Bastos Souza agradeceu a todos presentes com destaque às escolas e a prefeitura de Capão da Canoa que receberam o CPERS de braços abertos para o evento e para a realização dos dois projetos na cidade. “É muito gratificante como professora e diretora de cultura do CPERS ver essa casa cheia de estudantes para participar do sarau literário”, destacou.
Glaci fez o lançamento do livro Maturidade em Belos Versos e contou a história do início do Concurso de Poesias dos Aposentados sócios do CPERS, até a edição da obra. “Nosso livro foi além do que esperávamos. Estamos muitos satisfeitos com a proporção do nosso trabalho. Agora, com o projeto Poetas na Escola, estamos levando a cultura e a poesia para dentro das instituições”, finalizou.

Projeto Poetas na Escola é aprovado por estudantes

O Projeto Poetas na Escola, já estruturado pelo CPERS nas instituições de Capão da Canoa e região, tem como objetivo aproximar os alunos da linguagem poética, no sentido de familiarizá-los com a poesia para que tenham prazer em ler e ouvir poemas. O projeto contempla estudantes das escolas estaduais e municipais dos 8º e 9º anos, do Ensino Médio e do EJA. No total, foram distribuídos 150 livros, dez para cada escola da cidade. “O Sindicato não faz só luta, faz cultura também. Lutamos pela educação pública de qualidade. O livro de poesias e o projeto Poeta na Escola é uma prova disso”, afirmou Rosane.
Os trabalhos apresentados pelos estudantes refletiam alegria, amor, paixão, lutas e todos os sentimentos que expostos nas mais de 70 poesias presentes no livro Maturidade em Belos Versos.
“Muito legal participar desse projeto, pois me ajudou a entender o sentimento dos professores e a luta deles para termos uma educação pública de qualidade. Me senti mais próxima deles”, disse a aluna da Escola Estadual Ary Tarrago, Tainara Terrazi.
Já a estudante da Escola Estadual Moschette, Evilyn Paola, contou que estava emocionada com o evento. “Através dos trabalhos feitos na escola com o livro do CPERS aprendemos mais. Aprendemos a escrever melhor e nos inspirar a fazer poesias. A cultura e a leitura são muito importante”, observou.
“Poder trabalhar com o livro do CPERS nos proporcionou conhecer a realidade dos professores. Cada poesia conta uma historia diferente, algumas que até nos emocionam e levam a pensar na vida de outro modo, ter uma outra visão das coisas. Parabéns aos autores, eu adorei”, afirmou a estudante Yasmim Alves, integrante da Oficina Multiarte e Cia da Arte da Casa de Cultura.
Durante o evento, houve o momento de caça ao tesouro, brincadeira que alegrou estudantes e educadores. Alguns, tiveram um número embaixo de sua poltrona que os garantiu um exemplar do livro.  Os ganhadores puderam receber autógrafos das quatro professoras, escritoras e poetistas do livro Maturidade em Belos Versos, Zélia Gomes, Bertha Groisman, Cecilia Pagnoncelli Pereira e Eni Dalmaso.
No fechamento do evento, Helenir parabenizou as três diretoras responsáveis pelo evento e agradeceu a presença de todos. “São momentos como esse, quando os jovens estão junto conosco, que vemos que a nossa luta vale a pena e que estamos no caminho certo”, afirmou.

IMG_8409

IMG_8728

IMG_8550

Notícias relacionadas