Na última sexta-feira, dia 19, jovens educadores de Rio Grande participaram do Encontro da Juventude realizado na cidade. O encontro foi organizado pela diretora do Departamento da Juventude do CPERS, Ananda de Carvalho, e ocorreu às 17 horas na sede do 6º Núcleo.
Os participantes tiveram como tema central para o debate “A luta pela educação pública e a participação da juventude no Sindicato e “A Juventude educadora: carreira e deveres”. Na ocasião, os professores e funcionários de escola refletiram sobre o momento delicado pelo qual passa a categoria e a educação pública, que constantemente são ameaçados com a retirada de direitos. Também foi um momento de pensar no futuro e nas estratégias de luta da juventude para barrar os ataques dos governos Sartori e Michel Temer, ambos do PMDB.
Ananda fez o lançamento da Cartilha da Juventude, elaborada pelo Sindicato, que aborda questões importantes quanto aos direitos dos jovens e a importância da sindicalização para enfrentar situações recorrentes entre a juventude trabalhadora como baixos salários, assédio geracional, riscos de rotatividade e as dificuldades de conciliar carreira, estudos e família. “A cartilha é uma grande ferramenta para nortear os jovens educadores sobre os direitos, as lutas que já fizemos e as que estão por vir, além de destacar a importância dos jovens educadores na luta sindical”, afirmou Ananda.