Plenária em São Luiz debate a situação da Educação Pública


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Nesta sexta-feira, dia 04, estudantes e educadores lotaram a Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga para debater a situação da educação pública. A Plenária Unificada teve a participação   da presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, da diretora Rosane Zan, de educadores e alunos das escolas de São Luiz Gonzaga e municípios da região, de representantes do Legislativo Municipal e de diversos sindicatos.
Os temas abordados no encontro foram: a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 241 (no Senado PEC 55), o Projeto de Lei 4.567 (privatização do pré-sal),  a Reforma do Ensino Médio, a Lei da Mordaça, a Reforma da Previdência, as escolas do Campo, a Greve Geral do dia 11 novembro, além da Assembleia Geral dos educadores, marcada para o próximo dia 18.
O Diretor do 33º Nucleo,  Joner Alencar Marchi,  na abertura da  plenária analisou a PEC 241 e suas consequências, também falou sobre a situação das escolas do campo, as ameaças de fechamento, enturmação e turno único.
A conjuntura política estadual e federal, foi abordada pela presidente do CPERS, ressaltando o congelamento do orçamento estadual e a falta de investimentos nas áreas essenciais à população: educação, saúde e segurança. Helenir destacou a importância da educação pública ser discutida por pessoas aptas em educação e por professores, alunos e pais, que vivem diariamente a situação das instituições. No fechamento da plenária, Helenir convidou a todos educadores presentes a participarem da Assembleia Geral dos educadores no próximo dia 18, em Porto Alegre. “Dia 18 estaremos discutindo se vamos encerrar o ano ou não, se vamos iniciar o ano letivo de 2017 ou não. Se os parcelamentos continuarem, vamos decidir se vamos continuar dando aula ou não. Somente juntos podemos decidir os novos passos da categoria”, finalizou.
Durante o encontro, professores, funcionários de escola, alunos e representantes do legislativo e sindicatos puderam expor seus pensamentos, obter informações e fazerem questionamentos sobre os assuntos abordados.

 

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