Nota de Repúdio à censura promovida pela Rádio Universitária da UFRGS


Os alunos e as alunas do Programa de Pós-Graduação de em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul expressam por meio desta nota repúdio frente a censura promovida hoje pela Rádio Universitária ao professor aposentado deste Programa, Benedito Tadeu César.
O diretor da Rádio, senhor André Luis Prytoluk, impediu a execução de programa em que o professor Benedito analisou o golpe de Estado ocorrido no país, citando nominalmente partidos políticos e pessoas que ocupam cargos públicos, mesmo não tendo sido eleitas para tal função. Essa análise da política, das dificuldades democráticas no país e da quebra institucional que atualmente vivemos é o esperado de um pesquisador que carrega consigo o título de cientista político e sob pretexto nenhum deve sofrer censura. O cientista político, como qualquer outro cidadão, intelectual ou acadêmico, tem o direito de se expressar livremente e de usar as ferramentas analíticas da sua área para compreender e dialogar com a realidade. Foi isso que fez o professor Benedito Tadeu César. Sua análise encontra eco na Ciência Política nacional, para comprovar isso, basta citar a nota de repúdio da área ao golpe de Estado, aprovada no 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, realizado Belo Horizonte entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro deste ano.
A censura a um programa de rádio ou a qualquer manifestação dos cientistas políticos da UFRGS será veementemente repudiada pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política desta Universidade. Casos assim abrem as portas para o extremismo autoritário provocado por governos que assumem via golpe de Estado. Relembramos que o fundador da área de Ciência Política na UFRGS, professor Leônidas Xausa, foi expurgado desta Universidade por um ato autoritário da ditadura militar, ao não aceitar a livre manifestação do pensamento daquele professor. Em âmbito nacional, recordamos o caso da cientista política uspiana Maria do Carmo Campello de Souza, presa e torturada pela ditadura militar por se opor ao autoritarismo. Esses ataques dirigidos a comunidade da Ciência Política, no passado e no presente, são extremamente nocivos ao ideal democrático, ao Estado de Direito e ao exercício da nossa profissão.
Exigimos a imediata veiculação do programa censurado na Rádio Universitária e nos solidarizamos com o professor Benedito Tadeu César, reafirmando que sempre que um(a) professor(a) ou aluno(a) deste Programa de Pós-Graduação sofrer censura ou qualquer perseguição por exercer sua profissão, poderá contar com o apoio do corpo discente do PPG.
Assinam alunos e alunas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alécio Valois Pereira de Araújo – Doutorando
Alexandre Arns Gonzales – Mestre
André Luis Martins – Doutorando
Amanda Carolina Cegatti – Mestranda
Amanda Machado – Doutoranda
Arthur Rotta – Doutorando
Cristiana Maglia – Doutoranda
Diogo Ives – Mestrando
Felipe Bortoncello Zorzi – Mestre
Guilherme de Queiroz Stein – Mestre
Helena de Jesus Abreu Araújo – Doutoranda
Jorge Branco – Mestrando
Jorge Gimenez – Mestrando
Juliana Botelho Foernges – Mestranda
Maíra Pereira da Costa – Mestranda
Maria do Rosário Nunes – Doutoranda
Marina Grandi Giongo – Doutoranda
Maxmiler Costa – Mestrando
Mayara Bacelar Rita – Mestranda
Paulo Roberto Pinto – Doutorando
Rafael Ilha Pinto – Doutorando
Rafael Lameira – Doutorando
Rodolfo Marques – Doutorando
Terezinha Maria Woelffel Vergo – Doutoranda
Vinicius de Lara Ribas – Doutorando
Vinicius Valentin Raduan Miguel – Doutorando

Apoio externo:

Lucimar F Siqueira. Dout. PROPUR/UFRGS
Suelen Aires Gonçalves PPGCS PUC RS
Ricardo Haesbaert – Vice Presidente da Associação Cultural José Martí – RS
Fernanda Corezola PPG Politicas Publicas. Doutoranda.
Rodrigo de Medeiros Silva – RENAP
Tatiana Xavier – Graduanda Ciências Sociais UFRGS
Ana Ramos Rodrigues Doutoranda PPG Políticas Públicas UFRGS
Karin Comandulli Garcia – Mestranda PPG Políticas Públicas UFRGS
Irma Carina Brum Malcomes – Mestranda PPG Políticas Públicas UFRGS

Notícias relacionadas