No Dia da Escola, a #CaravanaDaVerdade chega aos núcleos de Erechim, Guaporé e São Gabriel


A #CaravanaDaVerdade deu início nesta terça-feira (15), Dia da Escola, à quarta semana de mobilização da categoria para desmentir as inverdades propagadas pelo governo Eduardo Leite (PSDB). A iniciativa esteve nos núcleos de Erechim (15º), Guaporé (3º) e São Gabriel (41º).

“Hoje, no Dia da Escola, foi especial estar com a nossa base construindo a mobilização para uma grande Assembleia, que faremos no dia 1º de abril. Também foi muito bom ver o “burburinho” dos nossos estudantes. A educação pública tem muita qualidade, nossa categoria merece todo reconhecimento”, ressaltou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

A presidente estava acompanhada da secretária-geral do CPERS, Suzana Lauermann, da diretora, Sônia Solange Viana e do diretor-geral do 41° Núcleo Núcleo, Pedro Moacir Abrianos Moreira.

Diretores da direção central do CPERS, acompanhados por representantes dos núcleos do Sindicato, ouviram professores(as) e funcionários(as) de escola, esclareceram dúvidas e reforçaram a importância de fortalecer a pressão contra os ataques dos governos Leite e Bolsonaro.

Em Erechim e Guaporé, plenárias ressaltaram a importância da mobilização da categoria

Em Guaporé, o 2º vice-presidente do CPERS, Edson Garcia e a diretora Juçara Borges, após visitarem escolas da região, participaram da plenária com educadores(as) na ativa e aposentados(as).

Garcia ressaltou que o governador Eduardo Leite (PSDB) usou a educação como objeto de palanque, mas após eleito, ignorou completamente o ensino público. “Sequer dialogou com as comunidades escolares sobre a reforma do Ensino Médio, que é desastrosa porque nossos alunos de escola pública não terão condições de disputar vaga no Enem com os estudantes das escolas particulares”, observou.

A diretora Juçara pontuou a falta de reconhecimento do governo com os funcionários(as) de escola. “Os funcionários foram reconhecidos como educadores na LDB. Eduardo Leite é o único que não deu reajuste para eles. Sua real intenção é precarizar as condições de trabalho dos educadores e entregar a educação para a inciativa privada”, afirmou.

Também participaram da plenária os diretores do CPERS: Leonardo Preto, Vera Lessês e Sandra Rágio e a diretora do 3° Núcleo, Marili Grosselli Toldi.

Os diretores Cássio Ritter, Rosane Zan e Glaci Weber visitaram as escolas do 15° núcleo (Erechim) juntamente com a diretora Marisa Inês Betiato e as educadoras aposentadas Neusa da Silva e Ângela Vasconcelos. À tarde foi realizada plenária com educadores(as) na sede do núcleo.

Glaci fez uma análise da conjuntura política atual e ressaltou os ataques dos governos estadual e federal contra a educação pública e os(as) educadores(as). A diretora também destacou que é imprescindível votar em candidatos(as) que tenham a educação como prioridade.

“Nós temos que reforçar nossa luta, pois eles usaram a pandemia para passar os seus projetos nefastos. E é imprescindível saber em quem votar, conhecer o projeto de cada candidato para não elegermos políticos como Eduardo Leite. O que ele fez para nós é um absurdo”, enfatizou.

Assembleia Geral definirá os próximos passos da luta

O Sindicato segue na estrada até o fim de março mobilizando a categoria para a Assembleia Geral, que será realizada dia 1° de abril, Dia da Mentira, em frente ao Colégio Júlio de Castilhos (Julinho), em Porto Alegre, com primeira chamada às 13h30.

Contate seu núcleo do CPERS e participe!

Escolas visitadas nesta terça-feira (15): 

>> Região de São Gabriel

– EEEM XV de Novembro

– EEEM DR. Fernando Abbott

– Instituto Estadual de Educação Menna Barreto

– EE Professora Sueni Goulart Santos

– EEEM Dr. José Sampaio Marques Luz

– EEEB Dr. Celestino Lopes Cavalheiro

>> Região de Guaporé (3º)

– CE Carneiro de Campos (Serafina Corrêa)

– CE Alexandre de Gusmão (Montauri)

– EEEF Alexandre Ferreira (União da Serra)

– EEEM Ricardo Francisco Gasparin (União da Serra)

– EE Técnica Agrícola (Guaporé)

– EEEM Bandeirante (Guaporé)

 >> Região de Erechim (15)

– EEEM João Caruso (Erechim)

– EEEM Erico Verissímo (Erechim)

– EEEM Antônio Scussel (Getúlio Vargas)

– EEEF Manoel da Nobrega (Getúlio Vargas)

Notícias relacionadas