Nas escolas, nas ruas e nas urnas: caravana do CPERS inicia última semana visitando escolas de Porto Alegre


Nesta terça-feira (6), o CPERS deu início à sexta e última semana da #CaravanaPelaDemocracia visitando escolas de Porto Alegre (38° e 39° Núcleos).

No diálogo com professores(as) e funcionários(as), o Sindicato debateu sobre a importância do voto consciente no próximo dia 2 de outubro. É preciso eleger governos e parlamentos que mudem os rumos da educação pública no Rio Grande do Sul e no Brasil e valorizem a categoria e os direitos dos educadores(as).

O presidente em exercício do CPERS, Alex Saratt, destaca o papel da Caravana e a sua mensagem durante visita ao CE Júlio de Castilhos, o Julinho, uma das maiores escolas estaduais do estado. 

“A Caravana cumpre mais um dia de agendas agora aqui em Porto Alegre. Temos conseguido manter o nível de organização e de intervenção nas escolas, contribuindo para que a categoria avalie as nossas pautas e compreenda a importância da luta pela educação, principalmente neste momento decisivo de eleições. É preciso defender a democracia e o voto consciente para mudar o futuro do Rio Grande do Sul e do Brasil”.

“Estamos numa linha limite. Quando entramos no gabinete da secretária de Educação vemos estampado o objetivo de fechar 500 escolas. Ou seja, significa uma diminuição brusca dos nossos postos de trabalho. Precisamos, mais do que nunca, observar os projetos e eleger aqueles que priorizam os educadores e a educação pública”, destaca o vice-presidente do CPERS, Edson Garcia.

Durante visita ao IE General Flores da Cunha, a tesoureira do CPERS, Rosane Zan, destacou a importância do voto consciente, chamando os educadores(as) para observarem, na Sineta, o comparativo entre os últimos quatro governos estaduais.

“Tem alguns governos que nós fazemos a luta e conseguimos avançar nas políticas da educação, em outros, mesmo com a luta, não avançamos, só resistimos. É importante vocês olharem o poder executivo, os parlamentares e os últimos quatro governos que tivemos para fazerem essa reflexão. Precisamos renovar nossos representantes e priorizar quem defende a educação e os educadores”.

“Temos que pensar nos projetos que queremos a nível federal e estadual para avançarmos em nossos direitos. Precisamos de governantes que priorizem o funcionalismo público e a educação pública”, destacou a diretora do CPERS, Juçara Borges. 

Dia 13 de setembro vai ter luta!

Durante a passagem da Caravana pelas escolas de Porto Alegre, os dirigentes também reforçaram o chamamento para o Ato Público pela Educação e a Marcha dos Aposentados(as), que será realizada no próximo dia 13 de setembro, em Porto Alegre.

Educadores(as) de todo o estado tomarão as ruas da Capital contra o confisco dos salários dos aposentados(as), pela valorização dos funcionários(as) de escola, pelo pagamento integral do Piso e em defesa do IPE Saúde público e de qualidade.

Vivemos um período de ataques constantes, com o agravamento da retirada de direitos. Marcharemos unidos e fortes, acreditando que, sim, é possível e urgente assegurar um novo tempo para os educadores(as).

A concentração será às 9h, em frente à sede do CPERS, e depois seguiremos em caminhada até o Palácio Piratini.

Clique aqui e saiba como participar!

Nesta quinta (8) e sexta (9), o CPERS encerra a #CaravanaPelaDemocracia visitando escolas da região metropolitana de Porto Alegre, nos Núcleos de Gravataí, Guaíba, Canoas e Osório.

>> Confira as escolas visitadas na #CaravanaPelaDemocracia nesta terça (6):

➡️ Porto Alegre: 

  1. IEE General Flores da Cunha
  2. CE Júlio de Castilhos (Julinho)
  3. EEEF Professor Leopoldo Tietböhl
  4. CE Florinda Tubino Sampaio
  5. CE Paula Soares
  6. ETE Parobé

Notícias relacionadas