Mostra Pedagógica Estadual ocorre nesta sexta, às portas do Piratini


Mais de 100 projetos desenvolvidos por estudantes de escolas estaduais do Rio Grande do Sul serão expostos, nesta sexta-feira (29), na Praça da Matriz, durante a etapa estadual da 4ª Mostra Pedagógica do CPERS. Apresentar os trabalhos, às portas do Palácio Piratini, oportuniza que a população conheça de perto a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nas escolas, só possíveis pela dedicação diária dos(as) educadores(as) que, mesmo sob fortes ataques aos seus direitos e a truculência do governo, ensinam a milhares de estudantes com esmero.

Foto: Caco Argemi / CPERS – Sindicato

“Além da oportunidade de levarmos a qualidade da escola pública para o conhecimento da sociedade, a iniciativa, feita diante da casa do governo, reforça a resistência dos(as) educadores(as) e da comunidade escolar diante dos ataques ferrenhos de Eduardo Leite contra professores, funcionários de escola, estudantes, mães e pais. A escola pública tem muita qualidade e precisa ser respeitada”, destaca a diretora do Departamento de Educação do CPERS, Rosane Zan.

As etapas regionais da Mostra ocorreram no período de dez de setembro a 12 de novembro. Dos 307 projetos que participaram da iniciativa, 110 foram selecionados para a etapa estadual.
O Sindicato visitou os gabinetes dos 55 deputados, na Assembleia Legislativa, e fez convite para que prestigiassem a iniciativa.

Manhã:

8h às 9h – organização dos estandes com os projetos;

9h: Abertura – presidente Helenir Aguiar Schürer, professora Rosane Zan – coordenadora do Departamento de Educação do CPERS;

Momento Cultural:

Teatro: Castelo Encantado – alunos(as) do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – 8º núcleo (Estrela);

Teatro: Os direitos do cidadão –  alunos(as) da cidade de Cacique Doble – 25° núcleo (Lagoa Vermelha);

Teatro: A literatura e a música: Os anos que seguiram 64 – alunos (as) do 9° ano da escola Centenário – 31° Núcleo (Ijuí)

10h – Visitação do público e da comissão julgadora

12h – Almoço

13h30min: Teatro Flor de Cactos – alunos(as) do 24° Núcleo (Pelotas);

Retomada da visitação do público e comissão julgadora;

17h30min: Encerramento – presidente Helenir Aguiar Schürer;

Entrega dos troféus e medalhas aos projetos mais significativos da Mostra.

 

 

Notícias relacionadas

Nos últimos dez anos, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) …

07/02/2025

Em audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, na …

Vindas(os) de diferentes municípios do estado, representantes dos núcleos do …

06/02/2025