Lançada no dia 2 de março, a edição de 2020 do Levantamento de Necessidades das Escolas Estaduais já conta com a participação de 227 escolas da rede.
Embora a amostra represente menos de 10% do total de instituições, os dados já permitem vislumbrar um quadro caótico.
O ano letivo iniciou com falta expressiva de recursos humanos, carências estruturais graves, fechamento de turnos e turmas e enxugamento generalizado.
A pesquisa, realizada em formulário online e preenchida por diretores(as) e trabalhadores(as), já contabiliza a falta de 871 professores(as), funcionários(as) de escola e especialistas, ou aproximadamente quatro educadores(as) por escola.
Falta de professores(as): 343
Falta de funcionários(as): 338
Falta de especialistas: 190
O levantamento também registra mais de 100 escolas com bibliotecas fechadas, 76 sem laboratório de informática operacional e 89 com problemas estruturais ou obras pendentes. Fechamento de turnos (33 escolas), enturmações (36) e multisseriações (23) também são denúncias recorrentes.
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Em 2019, a 1ª edição do Levantamento de Necessidades foi respondida por representantes de 380 entidades de agosto a outubro, contabilizando a falta de mais de 1.500 profissionais, subsidiando reportagens e a atuação sindical e forçando o poder público a dar respostas.
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