Frente Gaúcha Escola sem Mordaça é lançada em defesa da Educação Pública


IMG_9022

Nesta quarta-feira, dia 31, às 8h30, educadores, estudantes, representantes sindicais, políticos lotaram sala 102 da Faculdade de Educação da UFRGS para o lançamento da Frente Gaúcha Escola sem Mordaça. A Frente é composta por entidades representativas de educadores, estudantes, profissionais atuantes na educação, entre elas o CPERS/Sindicato.
O movimento constitui-se como um espaço coletivo suprapartidário e plural, que visa promover debates e manifestações, em defesa da democracia e da justiça social repudiando o Projeto  de Lei 190/2015, “Escola sem Partido” de autoria do deputado Marcelo Van Hattem, o qual pretende proibir que as escolas sejam um espaço  de diálogo, reflexão sobre os problemas que enfrentamos nos nossos dias e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. A frente também repudia o PL 44/2016 que representa a terceirização e a privatização da Educação Pública.
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, falou da satisfação do CPERS participar da Frente Gaúcha Escola sem Mordaça que visa a defesa e valorização da escola pública e ressaltou a importância da luta contra o PL “Escola sem Partido”. “Querem nos calar, nós educadores e nossos alunos, mas não vão conseguir. Vamos para o enfrentamento, vamos resistir e lutar juntos em defesa dos nossos direitos”, afirmou Helenir.
A diretora de comunicação da UBES, Fabíola Loguercio, relembrou as ocupações dos estudantes nas escolas em diversos Estados em defesa da educação pública e a total contrariedade dos estudantes ao PL 190.  “Esse projeto obriga as escolas ficarem do lado dos opressores. Queremos e lutamos por uma escola que nos liberte e não nos oprima”, finalizou.
As entidades representativas de educadores e estudantes que compõem o movimento, mostraram total desacordo com o projeto “Escola sem Partido”, o qual é inconstitucional, pois é contrário a Constituição Federal de 1988, que em seu artigo quinto garante liberdade e expressão dos educadores e estudantes nas instituições.
O evento finalizou com a leitura do “Manifesto Frente Gaúcha Escola sem Mordaça”, o qual comunica os princípios e objetivos do movimento.

Veja aqui o Manifesto da Frente Gaúcha Escola sem Mordaça.

Notícias relacionadas