Frente dos Servidores Públicos lança nota pelo Dia dos Servidores e das Servidoras


NOTA PÚBLICA FRENTE DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO RIO GRANDE DO SUL
28 DE OUTUBRO: DIA DO SERVIDOR E DA SERVIDORA
Eduardo Leite, para avançar é preciso valorizar!

Neste 28 de outubro, Dia do Servidor e da Servidora, a Frente dos Servidores(as) Públicos do Rio Grande do Sul (FSP), que agrega mais de 20 entidades representativas, vem manifestar à sociedade riograndense uma triste realidade: o governador Eduardo Leite (PSDB) tem sido o mais nefasto da história para os servidores(as) e, por consequência, prejudica a entrega dos serviços públicos para toda a população gaúcha.

Durante a pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, com a triste realidade das enchentes no estado, ficou ainda mais evidente que sem os servidores(as) e os serviços públicos, o RS não se moderniza ou prospera.

Seja na educação, na segurança ou na saúde, somos a base que sustenta o progresso, garantindo serviços essenciais em tempos difíceis. Mesmo com tamanha importância, entre as categorias que compõem a FSP, estão alguns dos menores salários do estado, com servidores(as) recebendo um básico de R$ 657,97. 

Vale ressaltar que, em nove anos, com uma inflação acumulada de quase 70%, os servidores(as) públicos estaduais receberam apenas 6% de reajuste em 2022.

Na luta por valorização salarial, a FSP busca, junto à Assembleia Legislativa (AL/RS), a aprovação de uma emenda protocolada no dia 10 de outubro, que visa garantir reajuste para as categorias no Projeto de Lei Orçamentária para o ano de 2024. As entidades exigem pelo menos 20,05% de recomposição salarial.

Mesmo que este percentual não resolva a defasagem histórica mencionada anteriormente, poderá restabelecer minimamente os prejuízos do último período. Segundo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que balizou a escolha do índice, o pagamento do reajuste é amplamente possível.

Destacamos, ainda, que o projeto original, enviado pelo governo à AL/RS, prevê reajuste ZERO para o funcionalismo no próximo ano.

Leite (PSDB) e seus aliados na Assembleia precisam entender que os servidores(as) públicos são a força motriz por trás do crescimento e do desenvolvimento no nosso estado. 

Trabalhamos incansavelmente para servir a nossa comunidade, em todas as áreas e em todos os momentos. Portanto, neste Dia do Servidor e da Servidora, não queremos vídeos com homenagens rasas ou campeonatos esportivos em nosso nome, exigimos reposição salarial, respeito aos nossos direitos e o fim da contribuição previdenciária dos aposentados(as).

O nosso compromisso é com a construção de um futuro melhor para todos e todas.
#REAJUSTEJÁ: dinheiro tem, basta priorizar o que importa!

 

Notícias relacionadas