A partir do dia 16 de agosto, o CPERS realiza a 2ª edição de sua Mostra Pedagógica, a qual irá dar maior visibilidade aos trabalhos realizados nas escolas públicas do Rio Grande do Sul. Etapas regionais serão realizadas nos 42 Núcleos da entidade, através da apresentação dos trabalhos inscritos.
O objetivo é divulgar à comunidade escolar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos educadores e estudantes das escolas estaduais. “Vamos mais uma vez mostrar para a sociedade os excelentes trabalhos que professores e alunos desenvolvem em sala de aula, mostrando dedicação, criatividade e a qualidade da educação pública em nosso Estado”, destaca o diretor do Departamento de Educação do CPERS, Antônio Lima.
O CPERS acredita que através da divulgação dos projetos, a sociedade perceberá que mesmo com a desvalorização dos educadores e da escola pública, por parte do governo Sartori (PMDB), os trabalhos apresentados mostram o enriquecimento pedagógico das instituições. “Pela experiência que tivemos na primeira edição da Mostra, vimos que a criatividade e o empenho dos participantes ultrapassam as quatro paredes da sala de aula e abrem novos horizontes, trazendo novas possibilidades para um mundo melhor. Se já fazemos trabalhos tão bons com tão pouco investimento, imagina o que faríamos se o Estado cumprisse suas obrigações”, afirma Antônio.
As inscrições para participação da 2º Mostra Pedagógica já estão ocorrendo nas escolas, o primeiro Núcleo que realizará o evento será Santiago no dia 16 de agosto. Acompanhe nosso cronograma e o regulamento da Mostra aqui.
Primeira Mostra Pedagógica do CPERS foi sucesso
A primeira edição da Mostra, ocorrida em 2015, contou com mais de 100 projetos inscritos, destes 82 foram selecionados para a Mostra Estadual, em Porto Alegre. Uma Comissão Julgadora ficou encarregada de avaliar os cinco melhores selecionou trabalhos, durante a etapa estadual realizada no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Os representantes dos trabalhos selecionados viajaram para Costa Rica, em dezembro, para participar do Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano.
No encontro, as professoras orientadoras dos projetos vencedores, tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos para educadores de diversos países num espaço para compartilhamento e socialização de experiências produzidas e vivenciadas pelos educadores diretamente na sala de aula.
Os cinco projetos eleitos como os mais significativos na 1ª Mostra Estadual do CPERS foram dos Núcleos de Santa Maria – 2º Núcleo, Frederico Westphalen – 26º Núcleo, Santa Rosa 10º Núcleo, Bento Gonçalves – 12º Núcleo e Alegrete – 19º Núcleo. Todos os participantes ganharam medalhas e certificado.