Entidades organizam a luta para o Novembro Antirracista Unificado


Nesta quinta-feira (10), a Comissão Organizadora da Marcha Independente Zumbi Dandara e das atividades do mês da Consciência Negra, construída coletivamente por movimentos sociais, sindicais – dentro os quais o CPERS – e mandatos políticos, reuniram-se, na sede do Sindjus, para dar continuidade à organização do Novembro Antirracista Unificado no RS.

Mais de 40 entidades se somaram na construção desta agenda conjunta, que ocorre durante todo o mês de novembro.

A programação iniciou, na última sexta-feira (4), no Bará do Mercado Público, em Porto Alegre. Entre os destaques, está a Marcha Independente Zumbi Dandara, que ocorre em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

Estão previstas ainda atividades como lançamentos de documentários e livros, ações nos quilombos, debates sobre comunicação e educação antirracista, saúde do povo negro, ancestralidade, cultura, territorialidade, entre outras.

O 2º vice-presidente e coordenador do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do CPERS, professor Edson Garcia, destaca que as atividades deste mês contemplam diversos grupos da sociedade civil, dando a devida importância a esta luta tão necessária.

“O Novembro Antirracista, como batizamos este de 2022,  está sendo construído por várias mãos e contempla atividades específicas a alguns grupos e também coletivas. Isto dialoga com a prática do nosso povo e, principalmente, do nosso Coletivo Estadual, que segue as trilhas de Zumbi e Dandara, que sempre foi a do trabalho coletivo, do aquilombamento”.

Edson reforça ainda que a luta antirracista precisa chegar nas escolas: “Seguimos pressionando para que a Seduc realmente faça com que a Lei 10.639 seja cumprida nos currículos escolares e aplicada verdadeiramente nas escolas do Estado; e também para que profissionais negros, professores e funcionários, não sejam invisibilizados em seus locais de trabalho e tenham suas relevantes contribuições culturais destacadas no grande processo pedagógico”.

Na ocasião, o Coletivo Levante da Juventude RS aproveitou a oportunidade para convocar todos(as) para o Festival de Saúde e Cultura, no dia 15 de novembro, às 10h, na Vila Barracão, em Porto Alegre. O evento conta com shows, debates e trocas, que abrangem temas como a defesa do SUS e o direito à cultura.

A reunião contou com a definição de pontos relevantes que constarão na Carta Aberta para a população brasileira, em defesa do povo negro e da luta contra o preconceito, o racismo e o fascismo.

Dando continuidade às reuniões organizativas, o grupo que coordena as atividades do Novembro Antirracista se reunirá, na próxima semana, na sede do CPERS.

Novembro Antirracista

Novembro marca a intensificação da luta antirracista, que toma as ruas de todo o país por justiça e o fim da barbárie contra a população negra.

A violência diária contra os corpos negros escancara a faceta de um país vergonhosamente racista e xenofóbico. O preconceito sofrido diariamente por este povo, que enfrenta as consequências do racismo estrutural enraizado em nossa sociedade, precisa cessar. 

O racismo, além de ser criminoso, não pode ser tratado como uma pauta identitária, mas sim social. Somente assim, será possível enfrentarmos e assimilarmos este tão importante debate.

O Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do CPERS convida a todos para a reflexão de que país queremos. 

Entendemos que o desafio de uma educação antirracista se coloca cada vez mais como pauta central e urgente no Rio Grande do Sul e no Brasil. Não podemos tolerar a leniência com que se é tratado. 

A luta é de todas e de todos, nas ruas e nas redes, na defesa da vida, da igualdade de oportunidades e ponto de partida, por justiça social e por uma nação liberta do ódio e realmente democrática para todos(as).

É urgente fortalecer o exercício da democracia de fato e de direito, e o combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito.

#NovembroAntirracistaUnificado #MêsDaConsciênciaNegra

>> Confira o calendário estadual do Novembro Antirracista aqui.

      

Notícias relacionadas

A Comissão Eleitoral do pleito de 2024 do CPERS Sindicato …

13/09/2024

Seguindo as orientações do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e …

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) …

12/09/2024

Jovens que nem trabalham e nem estudam ou jovens que …