Encontro reúne funcionários de escola de Osório e Taquara


Nesta terça-feira, dia 13, ocorreu o Encontro Regional de Funcionários de Escola, organizado pelo CPERS, no 13º Núcleo – Osório. Além dos educadores de Osório e da região, a iniciativa contou com a participação do 32° Núcleo – Taquara. A iniciativa contou com apresentação artística, debates, orientações jurídicas e informações sobre os programas de formação do MEC, Profuncionário e o Tecnólogo em Processos Escolares (nível superior). O Encontro, realizado no Grêmio Atlético Osoriense, contou com a participação de centenas de educadores.
Após a apresentação do músico Julian Benfica Biju, para abrir o Encontro, a vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho, e pelo diretor do Departamento de Educação do Sindicato, Antônio Lima abordaram o tema do primeiro debate “Escola em risco! O que está em jogo com os projetos em disputa no Congresso Nacional”.
A diretora do Departamento dos Funcionários de Escola do CPERS, Sonia Solange Viana, apresentou os programas de formação profissional do MEC: Profuncionário, técnico pós médio, e o Tecnólogo em Processos Escolares (curso superior). Sônia salientou a importância da profissionalização dos funcionários de escola, os desafios da busca pela oferta do Tecnólogo em Processos Escolares, o fortalecimento do Profuncionário e as lutas necessárias frente aos desafios impostos pela conjuntura política do Estado e do país para barrar os ataques aos direitos dos educadores. “A profissionalização é fundamental para conquistarmos um piso salarial nacional para todos os profissionais da educação e barrar processos de terceirização”, afirmou.
Durante a tarde, os educadores puderam esclarecer dúvidas sobre os dois painéis e tiveram orientações da Assessoria Jurídica do CPERS.
O Encontro contou com a presença das diretoras dos Núcleos de Osório e Taquara, Raquel Cordeiro Guedes e Carmem Leal, respectivamente.

Confira a data dos próximos Encontros, em setembro:
17/09: Santa Maria (abrangendo os Núcleos de Cachoeira do Sul, São Gabriel e Santiago)
22/09: Bento Gonçalves (abrangendo os Núcleos de Caxias do Sul e Guaporé)
27/09: Três de maio (abrangendo os Núcleos de Santa Rosa e três Passos)

 

Notícias relacionadas