Encontro Regional dos Funcionários de Escola fortalece educadores para a luta


bb64530c-5f78-4aa0-9c33-08154486a58e

Nesta terça-feira, dia 30, o CPERS realizou o Encontro Regional dos Funcionários no 21º Núcleo – Uruguaiana. Cerca de 290 funcionários de escola dos Núcleos de Alegrete e Uruguaiana reuniram-se na Escola Estadual Marechal Rondon.
Durante o encontro os funcionários de escola receberam informações importantes da assessoria jurídica do Sindicato, que apresentou também uma análise dos Projetos de Lei que tramitam na Assembleia Legislativa e no Senado. Um dos projetos debatidos foi o PL 257 que prevê a vedação na contratação de novas operações de crédito pelos próximos três anos, vedação de aumentos e vantagens salariais e proibição de nomeação de novos servidores.
A vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho, abordou o tema “A escola em Risco”, analisando os projetos de lei que estão em disputa no Congresso Nacional.
À tarde, a diretora do Departamento de Funcionários do CPERS, Sônia Solange Viana, apresentou os programas de formação profissional do MEC, construídos com base nos debates da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. Sônia debateu com os educadores a importância dos cursos Profuncionário (técnico, pós e médio) e o Tecnólogo em Processos Escolares (curso superior) ressaltando   a valorização da profissionalização na vida dos educadores.
No encerramento do encontro a emoção tomou conta dos funcionários de escola com o lançamento do livro Maturidade em Belos Versos realizado pela diretora do Departamento dos Aposentados, Glaci Weber. O livro é fruto do Concurso de Poesias dos Aposentados, realizado em 2015. Na ocasião, alguns educadores declamaram algumas das mais de 60 poesias que compõem a obra, todas de autoria dos aposentados sócios do CPERS.
“O encontro foi muito produtivo.  Os funcionários saíram conscientes da necessidade de muita mobilização e luta para barrar os ataques dos governos Temer e Sartori à educação e aos nossos direitos”, analisa a diretora Sônia.
Os Encontros Regionais dos Funcionários de Escola ocorrerão em algumas cidades do Estado abrangendo os 42 Núcleos do Sindicato. 

Luta pela manutenção do programa Profuncionário e pela oferta do Tecnólogo em Processo Escolares
Após o encontro, uma comissão formada pela diretora Sônia Solange Viana, a diretora Glaci Weber, a diretora do 21º Núcleo,  Zila Teresinha Soares Fidell, e a diretora do 19º Núcleo, Rosa Maria Agustini Dotta, foram até a reitoria do Instituto Federal de Uruguaiana e na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Na oportunidade, foi entregue as diretrizes curriculares e a matriz curricular do curso superior Tecnólogo em Processos Escolares, juntamente com um oficio do CPERS, solicitando a implantação do curso, para oferta de vagas para os funcionários de escola da região.

14232409_1138571409522155_6822080280581211321_n

Notícias relacionadas