Encontro Regional dos Funcionários de Escola em Três de Maio ressalta a luta da categoria contra os ataques do governo


e2fa5e97-a7a8-4be1-98ec-4c76bb0d0787

Nesta terça-feira, dia 27, o CPERS realizou o Encontro Regional dos Funcionários de Escola no 35º Núcleo – Três de Maio. O evento ocorreu no Auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e contou com a presença de cerca de 200 educadores dos Núcleos de Santa Rosa, Três de Maio e Três Passos.
Na abertura do encontro, a alegria ficou por conta da apresentação artística dos alunos da escola Castelo Branco. Os estudantes Andriele Bovenchulte e Victor de Andrade Schöder, da 4ª série, encantaram a plateia dançando o “Chote Carreirinha e Rancheira de Carreirinha”. Logo após, o estudante Marcelo Szmanski emocionou a todos ao declamar a poesia “Conservando a Tradição”.
A diretora do Núcleo de Três de Maio, Vera Maria Lessês, a diretora do Núcleo de Santa Rosa, Fátima Regina Presotto e a diretora do Núcleo de Três Passos, Nelci Stein Ludtke, deram as boas-vindas aos educadores e falaram da importância do Encontro.
A tesoureira geral do CPERS, Ida Irma Dettmer, analisou a conjuntura política estadual e nacional que os educadores estão enfrentando, ressaltando os principais Projetos de Lei que atacam a categoria como a PEC 241/16 (congela por 20 anos os investimentos na educação), PLC 257/16 (impede reajustes e acaba com o Plano de Carreira), PL 4567/2016 (acaba com a garantia legal da Petrobras de ser a operadora única do Pré-Sal e, assim, encerra com o modelo de partilha do Pré-Sal, suspendendo os recursos que seriam destinados à educação). Ida reforçou a importância do papel do Sindicato na defesa dos trabalhadores e da luta conjunta com a participação da categoria.
O advogado Marcelo Fagundes, da Assessoria Jurídica do Sindicato, falou de forma detalhada sobre a retirada de direitos e a precarização dos serviços público se os projetos de lei forem aprovados. Marcelo também  respondeu às dúvidas e questionamentos dos participantes.
À tarde, o Grupo de Teatro das Aposentadas do Núcleo de Santa Rosa divertiu os educadores com a apresentação artística.
A diretora do Departamento de Gênero e Diversidade do CPERS, Iris de Carvalho, falou sobre a batalha das mulheres para alcançar seus direitos e a luta constante para a defesa dos direitos já adquiridos.
No encerramento do Encontro, Ida abordou o tema “Programas de Formação profissional dos Funcionários de Escola” destacando os programas de formação profissional do MEC: Profuncionário, técnico pós-médio, e o Tecnólogo em Processos Escolares (curso superior). Ela ressaltou a forte luta do Sindicato para que os Institutos Federais das cidades do Estado disponibilizem a oferta de vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Educação e Processos em Infraestrutura Escolar para os educadores.

e0234ad4-64cb-499c-b14e-f55a2eb93b52

0ae410d6-c82c-4b9e-aa1b-5a0dd91b677e

Notícias relacionadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta …

14/01/2025

O CPERS vem a público manifestar sua preocupação com a …

Com a publicação da Portaria Interministerial MEC/MF n.º 13, na …

27/12/2024

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada …