Nesta quarta-feira, dia 05, o CPERS realizou o Encontro dos Funcionários no 25º Núcleo – Lagoa Vermelha. O encontro foi realizado das 8h30 às 17h, na sede do Sindicato, participaram da atividade Funcionários de Escola de Passo Fundo, Vacaria e Erechim.
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, fez a análise política do momento atual vivida pela educação pública e os educadores, ressaltando os constantes ataques dos governos Sartori e Temer (PMDB). Helenir também ressaltou a importância da união da categoria para enfrentar o cenário atual.
O advogado Marcelo Fagundes fez análise e explicou os principais Projetos de Lei que estão no Congresso Nacional, destacando a PEC 241, PL 4567 e o PLP 257. O advogado também respondeu aos questionamentos dos educadores a respeito de ações judiciais.
A diretora do Departamento dos Funcionários, Sônia Solange dos Santos Viana, apresentou a painel “Programas de Formação Profissional dos Funcionários de Escola”, informando sobre os programas de formação profissional do MEC. A diretora falou sobre o Profuncionário (técnico, pós e médio) e o Tecnólogo em Processo Escolares (superior). Segundo Sonia, o encontro acontece em um momento muito difícil da conjuntura política do país e do Estado, onde os educadores e a população estão sendo atacados violentamente. “Não respeitam a democracia, nos retiram direitos básico como o pagamento do salário em dia e de forma integral. O desmonte da educação, via PEC 241, não impede que nós funcionários de escola, lutemos por qualificação profissional. O inciso III do artigo 61 da LDB, nos reconhece como profissionais da educação com direito a um piso salarial nacional, não o atual do magistério, mas outro debatido na CNTE, baseado no artigo 206 da constituição federal”, concluiu.
