Nesta terça-feira, dia 25, ocorreu a 2ª Mostra Pedagógica do CPERS no 6º Núcleo – Rio Grande, o auditório da Escola Mascarenhas de Moraes, das 13h30 às 17h30 ficou lotado com a presença de estudantes e educadores para apresentação e debate dos projetos.
Na parte da manhã no mesmo local foi realizada a Conferência Regional de Educação que contou com a participação de professores, funcionários e estudantes debateram o tema “A escola que temos e a educação que queremos”. A mesa foi composta pelo diretor do Departamento de Educação do CPERS, Antônio Lima, os professores Carlos Roberto da Silva (FURG), Marcio Caetano (FURG) e a professora Michele Meneses (ANESP/RS e Coletivo Provaréu Sul). Os participantes falaram sobre os ataques que a educação pública está sofrendo tanto no âmbito estadual quanto federal. Por várias vezes houve emoção durante o debate e a certeza que somente com a unidade da categoria serão barrados os ataques à educação pública e aos educadores.
Na Mostra as professoras Simone Barreto Anadon (FURG), Joice Araújo Esperança (FURG) e Ligia Maria Henrique de Avila ficaram com a responsabilidade de selecionar os trabalhos das sete escolas participantes da região.
Os trabalhos abordaram temas como a importância da leitura e interpretação de textos, solidariedade, cultura geek, contexto das mazelas no corpo humano devido a pressão da sociedade de consumo, arte urbana e valorização da escola pública. “Tivemos uma intensa participação dos alunos na atividade. Foi emocionante para o público que assistiu as apresentações dos projetos. Professores, funcionários e alunos das escolas da rede estadual puderam ver de perto a qualidade da educação pública no nosso Estado.”, avaliou a diretora do 6º Núcleo, Andrea Nunes da Rosa.
O diretor do CPERS, Antônio Lima considera que o núcleo de Rio Grande deu um verdadeiro exemplo. “Pela manhã tivemos um rico debate sobre a educação que temos e a educação que queremos, ressaltando os golpes que a educação vem sofrendo e que não aceitaremos. E a tarde a exibição de projetos pedagógicos que mostra que lutar pela educação pública e emancipatória vale sempre a pena”, afirmou.
Os projetos que estão sendo selecionados nos 42 Núcleos do Sindicato, participarão da 2ª Mostra Pedagógica Estadual que será realizado nos dias 23 e 24 de novembro, no espaço da Feira do Livro de Porto Alegre.
Projetos selecionados:
Ensino Fundamental séries iniciais:
Projeto: Biblioteca Viva
Orientador: Jaqueline Pedrotti Macedo
Escola: EEEF Revocata Heloisa de Mello
Ensino Fundamental séries finais:
Projeto: Construindo Conhecimento Através da Solidariedade
Orientador: Sibele Teixeira Peres
Escola: EEEM Alfredo Ferreira Rodrigues
Ensino de Jovens e Adulto – EJA
Projeto: Oficina de Estêncil na EJA
Orientador: José Luis Salvador
Escola: EEEF Saldanha da Gama
Ensino Médio:
Projeto: Tropa Dark Side – Clube de Cultura Geek
Orientador: Antonio O. Gonçalves Jr e Gabrielly Costa Butierres
Escola: EEEM Lorea Pinto
Ensino Médio:
Projeto: O Corpo Humano nos aspectos Fisiológicos e Neurológicos na Perspectiva do Medo, Fobias e Estresses
Orientador: Odair Nunes Soares
Escola: EEEM Dr Augusto Duprat