Em cinco semanas, Caravana do CPERS já mobilizou mais de 300 escolas e milhares de educadores


A quinta semana da #CaravanaPelaDemocracia do CPERS foi marcada por muita luta, unidade e mobilização, e se encerrou nesta sexta-feira (2), passando por cidades que abrangem os núcleos de Erechim (15º Núcleo) e Soledade (28º Núcleo).

Até o momento, o Sindicato já passou por mais de 300 escolas, nas mais diversas regiões do estado, para debater sobre a importância do voto consciente e de eleger candidatos(as) – em todas as esferas – que, de fato, defendam a educação e valorizem quem está no chão das escolas.

Em entrevista à Rádio Cultura de Erechim, o presidente em exercício do CPERS, Alex Saratt, avaliou que estas cinco semanas de mobilização possibilitaram um debate amplo e necessário sobre os projetos em disputa nas próximas eleições.

“A caravana completa sua penúltima semana de atividade tendo um alto grau de mobilização e uma receptividade cada vez maior por parte dos educadores. Também conseguimos estabelecer um bom dialogo com as imprensas locais sobre o debate que estamos propondo para a educação e a importância do voto consciente para uma mudança nos rumos no país e no estado”.

Alex também destaca que devemos esperançar um novo tempo para os educadores(as): “Acreditamos que a Caravana vai ajudar a derrotar os governos, as candidaturas e os projetos que ao longo do último período atacaram duramente os direitos dos trabalhadores e da população”.

“Nossa caravana tem como objetivo central a defesa da democracia. Estamos trazendo para os colegas as comparações dos últimos quatro governos estaduais e mostrando também os parlamentares que votaram conosco e quem vota contra a educação pública. Temos que fazer a mudança, votar em projetos que tenham como prioridade o funcionalismo público e a nossa categoria”, concluiu a diretora do CPERS, Sandra Régio, em visita às escolas da região.

Durante a passagem da Caravana por Erechim, os dirigentes também participaram de uma Plenária na sede do Núcleo, que reuniu educadores(as) aposentados(as) e da ativa para debater a luta, os retrocessos da educação, a importância do voto consciente e o futuro da categoria e da educação pública.

Acompanharam as visitas às escolas do 15º Núcleo (Erechim), a diretora Marisa Inês Betiato, a vice-diretora, Magda Schmitt, e a tesoureira, Neusa Correia da Silva.

CIEP de Soledade sofre com a falta de educadores

Durante a passagem da Caravana pelo 28° Núcleo do CPERS, em Soledade, os dirigentes do Sindicato verificaram que a EEEF Alcides João Gradaschi – CIEP, enfrenta uma severa falta de professores(as) e funcionários(as) e, com isso, a equipe está sobrecarregada.

“Hoje estão em laudo um secretário, uma funcionária da limpeza e três educadoras. Além disso, para supervisão e orientação temos apenas 20 horas. Tudo aqui é menos. Quando um colega entra em laudo, não há a menor preocupação de substituí-lo”, relata a diretora da escola, Lizabete Camargo Mesacasa.

“Até os alunos estão ajudando, abrindo o portão, por exemplo”, desabafa.

Além da falta de profissionais, o CIEP sofre com as constantes ameaças de enturmação.

O descaso deixa educadores(as) e comunidade escolar inseguros. “O desinteresse em resolver os problemas da escola nos passa a impressão, cada vez mais, de que o objetivo é fechar a escola”, preocupa-se a diretora.

Como se não bastasse, a 25ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) desrespeita a direção e os docentes da instituição. “Chegaram a chamar os professores contratados de “contratinhos mortos de fome”. Isso é inadmissível. Além de me ameaçarem de destituição”.

“Nunca chegam na escola com uma proposta de ajuda, só ameaças. A resposta sempre é “se virem com o que tem”, frisou a diretora.

“Estamos em uma época de campanha eleitoral, onde todos prometem investir e priorizar a educação. Mas sabemos que não passam de promessas. Por isso, é essencial observarmos como cada partido e parlamentar votaram nos projetos que nos atingem. Situações como a do CIEP são inadmissíveis e não podem ser toleradas”, destaca a tesoureira do CPERS, Suzana Lauermann, durante visita à escola.

A diretora do 28° Núcleo, Magale Eicheler da Rocha, acompanhou a Caravana na cidade.

Dia 13 de setembro vai ter luta!

Durante a passagem da Caravana pelas escolas e rádios, os dirigentes também reforçam o chamamento para o Ato Público pela Educação e a Marcha dos Aposentados(as), que será realizada no próximo dia 13 de setembro, em Porto Alegre.

Educadores de todo o estado tomarão as ruas da capital contra o confisco dos salários dos aposentados(as), pela valorização dos funcionários(as) de escola, pelo pagamento integral do Piso e em defesa do IPE Saúde público e de qualidade.

Vivemos um período de ataques constantes, com o agravamento da retirada de direitos. Marcharemos unidos e fortes, acreditando que, sim, é possível e urgente assegurar um novo tempo para os educadores(as).

A concentração será às 9h, em frente à sede do CPERS, e depois seguiremos em caminhada até o Palácio Piratini.

Clique aqui e saiba como participar!

Na próxima semana, o CPERS encerra a #CaravanaPelaDemocracia visitando escolas da região metropolitana de Porto Alegre, nos núcleos de Gravataí, Guaíba, Canoas e Osório.

>> Confira as escolas visitadas na #CaravanaPelaDemocracia nesta semana:

➡️ Região de Erechim (15º Núcleo)

EEEM Nossa Senhora de Lourdes (Três Arroios)
EEEM Dr. José Bisognin (Severiano de Almeida)

➡️ Região de Soledade (28º Núcleo)

EEEF Alcides João Gradaschi – CIEP (Soledade)
EEEM Joaquim Gonçalves Ledo (Mormaço)
IEE São Jose (Soledade)
Polivalente (Soledade)
EEEF Professora Maria de Abreu Lima (Soledade)

➡️ Região do 11° Núcleo do CPERS – Cruz Alta

IEE Professor Annes Dias
EEEM Belarmino Corte
EEEF Elisa Brum de Lima
EEEF Pacífico Dias da Fonseca
EEEM Dom Antônio Reis
EEEB Margarida Pardelhas
EEEB Venâncio Aires

➡️ Região do 30° Núcleo do CPERS – Vacaria

EE Irmão Getúlio
EEEM José Fernandes de Oliveira
EEEF Nossa Senhora da Oliveira
EEEM Marcirio Marques Pacheco, em Esmeralda

➡️ Região do 25° Núcleo do CPERS – Lagoa Vermelha

– EEEM Francisco Argenta, em Lagoa Vermelha
– EEEM Dr. Araby Augusto Nácul, em Lagoa Vermelha
– EEEM Presidente Kennedy, em Lagoa Vermelha

➡️ Região do 31° Núcleo do CPERS – Ijuí

EEEB Poncho Verde (Panambi)
EEEM Paulo Freire (Panambi)
EEEM Panambi (Panambi)
EEEF Adolfo Kepler (Panambi)
EEEM José de Anchieta (Panambi)
EEEF Hermann Faulhaber (Panambi)
ETE 25 de Julho (Ijuí)
EEEM Ruy Barbosa (Ijuí)
EEEM Otavio Caruso Brochado Da Rocha (Ijuí)
IEE Guilherme Clemente Koehler (Ijuí)
EEEF Boa Vista (Ijuí)
EEEF Centenario (Ijuí)
EEEF Ijui (Ijuí)
EEEM São Geraldo (Ijuí)
EEEF Carlos Zimpel (Ijuí)
EEEF Chico Mendes (Ijuí)
CE Modelo (Ijuí)
EEEM Ruy Barbosa (Ijuí)

 

Notícias relacionadas

Devido ao alerta emitido pela MetSul Meteorologia sobre o alto …

08/02/2025

Nos últimos dez anos, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) …