Neste sábado, dia 13, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer e a diretora Rosane Zan participaram do Encontro “Ocupar e Conversar: que educação queremos”. A atividade foi realizada na sede do CPERS, em Porto Alegre, e teve como objetivo refletir sobre o processo e o resultado das ocupações nas escolas e fortalecer a luta pela educação pública de qualidade.
Das 9h às 17h, educadores, estudantes e pais trocaram experiências sobre as ocupações das escolas públicas realizadas pelos estudantes neste ano, com o propósito de defender a educação pública de qualidade. Os participantes também debateram a situação da educação pública, tanto no âmbito estadual quanto nacional, com os constantes ataques do governo Sartori e do presidente interino Michel Temer, ambos do (PMDB).
Durante a manhã, foi realizada uma roda de conversa, que teve a coordenação da diretora Rosane Zan, onde os estudantes puderam falar sobre as ocupações, organizações e perspectivas para a luta em defesa da educação pública.
No final da manhã, o estudante secundarista de São Paulo, Marcelo Rocha, compartilhou a experiência das ocupações das escolas paulistas.
Durante a tarde, houve a palestra “Os ataques na educação pública e qual a educação queremos”, que teve tiveram como convidados a diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) de Santa Maria, Laura Helena Paz, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer e João Maurício, pai apoiador das ocupações.
Durante o encontro, os estudantes construíram um mural coletivo com imagens e depoimentos emocionantes sobre as ocupações realizadas no Rio Grande do Sul.
No encerramento da atividade os participantes assistiram o filme “Valdo”, produzido pelo núcleo de cinema da E.E.E.M Ponche Verde.