Nesta terça-feira, dia 23, educadores e estudantes de Ijuí e municípios que abrangem o 31º Núcleo participaram da Plenária para debater a Conjuntura Política estadual e nacional e o Projeto de Lei 190/2016 “Escola sem Partido”. O encontro ocorreu no Sindicato dos Comerciários, às 8 horas, e contou com a presença da presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer e do diretor do Departamento de Educação do Sindicato, Antônio Lima.
Na ocasião, Helenir abordou o tema “Conjuntura Política Estadual e Nacional”, destacando os principais ataques do governo Sartori e Michel Temer, ambos do PMDB, contra os educadores e a educação pública. A presidente também ressaltou que um governo que diz não ter dinheiro e parcela os salários do funcionalismo público todos os meses não pode conceder 18 bilhões de incentivos para empresas, como ocorreu no ano de 2015. Também ressaltou que o Estado, em oito meses, somente neste ano, já perdeu mais de 4 bilhões com a sonegação de impostos, de acordo com o Sonegômetro. “Não podemos admitir que o governador Sartori diga que o Estado está em crise, com esses números em sonegação de impostos e incentivos ficais. Vamos para cima do governo, pois exigimos uma explicação sobre o destino do nosso dinheiro”, afirmou Helenir.
O diretor Antônio falou sobre “Escola sem Mordaça”, referindo-se ao Projeto de Lei 190/2015, “Escola sem Partido”, de autoria do deputado Marcelo Van Hattem, o qual pretende proibir professores de falarem sobre política, ideologia e religião nas escolas. Antônio destacou que, na verdade, o projeto é um jogo de cena para cercear o livre debate nas escolas. “Não é a escola sem partido, pois as nossas escolas já são sem partido. Querem é a escola do partido fascista. É um projeto absolutamente inconstitucional, como tudo que eles têm imposto ao povo gaúcho e brasileiro”, afirmou.
Na plenária também foi abordado o tema IPE (Previdência/Saúde), destacando a falta de repasse para o IPE Saúde, ausência de especialistas e atendimento em algumas regiões do Estado.
Durante o encontro, professores, funcionários de escola e estudantes expuseram suas opiniões, puderam obter informações e esclarecer dúvidas sobre os temas em debate.
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