CPERS protocola ofício no Corpo de Bombeiros do RS denunciando estocagem massiva de álcool 70º nas escolas


Na tarde desta sexta-feira (23), o 2° vice-presidente do CPERS Edson Garcia e a diretora Rosane Zan visitaram o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS para protocolar um ofício demonstrando preocupação com a segurança e o risco iminente colocado às escolas estaduais.

Em visitas às escolas realizadas desde terça-feira (20), data fixada para o retorno às aulas presenciais, a direção constatou – além da falta de EPIs, funcionários(as) e condições estruturais -, copiosas quantidades de álcool 70º armazenadas nas escolas.

>> Confira a íntegra do ofício

Os estoques, que chegam a milhares de litros por unidade escolar, foram entregues sem qualquer instrução por parte do governo a respeito dos protocolos de manuseio e armazenamento, levando as equipes a empilharem caixas em salas pequenas, mal ventiladas e sem segurança.

No documento, o Sindicato atenta para o fato que a maioria das escolas não possui a infraestrutura necessária para receber os produtos e também há preocupação quanto à disponibilidade dos extintores adequados em caso de acidente com álcool.

A Sargento Bárbara, representante do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado, recebeu o ofício e destacou que a preocupação é válida e o Corpo de Bombeiros ficará atento ao tema.

O ofício ainda solicita que a corporação fiscalize a situação nas escolas para que haja a necessária segurança aos educadores(as), alunos e toda a comunidade escolar.

A denúncia se deu em nome de toda a rede estadual. Orientamos que os núcleos do Sindicato protocolem denúncias semelhantes nas corporações locais. 

Diversas escolas relataram a mesma preocupação ao CPERS nesta sexta. Na escola Rio Branco, em Porto Alegre, foram entregues 2068 litros do material. 

Já no Instituto de Educação, também na capital, foram entregues 2600 litros de álcool 70%. 

Notícias relacionadas