CPERS participa do Encontro Nacional de Formação da CUT em defesa da democracia


Na última terça-feira (16), o CPERS, a CNTE e demais sindicatos de diversas regiões do Brasil, filiados à Confederação, marcaram presença no Encontro Nacional de Formação (Enafor) da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo.

Sob o lema “Esperançar: Formação, Organização e Mobilização para as novas formas do mundo do Trabalho”, o primeiro dia de evento destacou a urgência de investimentos na formação sindical dos trabalhadores e trabalhadoras, dada a crescente ascensão da extrema-direita e do discurso de ódio no país.


Representando o CPERS no Encontro, a presidente Helenir Aguiar Schürer destacou a importância da atividade para o fortalecimento da luta em defesa da democracia e frisou que é fundamental a preparação das lideranças e da base para compreender o atual cenário e estar prontos para a resistência.

“Trabalhamos arduamente para desenvolver um projeto e um plano de formação para os trabalhadores, visando fortalecer nossa base diante dos desafios do mundo do trabalho. Estamos atentos às propostas, como a do Governador Tarcísio, em São Paulo, que sugere o uso da inteligência artificial na criação de aulas para os alunos, relegando aos professores o papel de apenas corrigir eventuais falhas na produção. É fundamental debater esse tipo de ataque aos direitos dos trabalhadores. Precisamos preparar nossas lideranças e nossa base para compreender o momento atual e estar prontos para a resistência”, asseverou.

A presidente Helenir também reforçou a importância da participação dos educadores e educadoras na Marcha dos Trabalhadores em Brasília, marcada para o dia 22 de maio.

“No dia 22 de maio, defenderemos nossas bandeiras contra a reforma da Previdência, a reforma trabalhista e pela valorização dos trabalhadores em nosso país. Construímos diversas propostas durante este Encontro e em breve apresentaremos aos sindicatos, organizando também turmas para realizarem formações, especialmente os cursos de formação de formadores, pois precisamos de mais pessoas engajadas para disseminar e fortalecer nossas causas”, destacou Helenir.

Conforme Marta Vanelli, Secretária de Formação da CNTE, o Enafor é tradicionalmente realizado após o encerramento do Congresso Nacional da CUT (Concut). Seu propósito é elaborar o Plano Nacional de Formação para o mandato de 2023/2027, desenvolvido a partir dos planos regionais e estaduais, alinhado com os eixos e diretrizes aprovados no 14º Concut.

“O evento reúne secretários de formação dos ramos das CUTs estaduais, membros da direção executiva, além de sete escolas sindicais da Central. A CNTE, como uma entidade filiada, tem esse compromisso com a Centra. Nós participamos para fortalecer a rede de formação que estamos construindo com esse Encontro”, afirmou.

Em colaboração com suas entidades filiadas, sindicatos da educação de todo o país foram incentivados a se engajar nos cursos de formação oferecidos pelas escolas da CUT.

A programação do Enafor continua ao longo desta quarta (17), quinta (18) e sexta-feira (19), oferecendo uma variedade de oficinas, palestras e debates centrados na defesa da democracia e nas dinâmicas emergentes das relações de trabalho. Para enfrentar o desafio de repensar as estruturas laborais, considerando as transformações no próprio cenário de trabalho, o programa de formação conta com o apoio da DGB Bildungswerk, a Central Sindical Alemã, com quem mantém parceria.

Consciência coletiva

O Encontro é realizado na Colônia de Férias do Sinergia, na Praia Grande, litoral sul de São Paulo, e acontece em um momento oportuno de construção de consciência coletiva, de unidade e de reafirmação do projeto popular de sociedade.

Nos dias 17,18 e 19 será realizada a “Oficina Pedagógica Nacional”, com a participação da equipe nacional de formação e coordenadores e coordenadoras das escolas sindicais.

*Com informações da CUT e CNTE

Notícias relacionadas