Nesta terça-feira, dia 04 a vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho, o secretário geral, Edson Garcia e a diretora do Departamento Administrativo, Rosane Zan participaram de dois grandes debates na Câmara dos Deputados em Brasília juntamente com os representantes da diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. As audiências debateram a Escola Sem Partido e a Medida Provisória nº 746, sobre a Reforma do Ensino Médio.
Lei da Mordaça
Por volta das 14h30 ocorreu a audiência conjunta das comissões de Cultura e Educação debateu a importância de criar o “Dia Nacional de Defesa da Liberdade na Educação”. A reunião contou com a presença do presidente da Confederação, Roberto Leão, e do secretário de assuntos educacionais e coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo.
O encontro debateu os avanços conservadores e obscurantistas que tentam atingir a Educação brasileira por meio de projetos como Escola Sem Partido e a necessidade de construção de mobilizações para barrar projetos como esse.
No final da sessão, o deputado Pedro Uczai, autor do requerimento, informou que a sociedade pode mandar, para o seu gabinete (Anexo IV, Gabinete 229, da Câmara dos Deputados), sugestões de datas para instituir o Dia Nacional de Defesa da Liberdade na Educação.
Reforma do Ensino Médio
A secretária geral da CNTE, Marta Vanelli, participou da mesa da audiência pública sobre a Medida Provisória nº 746, que visa reformular o Ensino Médio. “A posição da Confederação é pela rejeição desta Medida Provisória. Não vamos apresentar nenhuma emenda, porque não houve discussão sobre o tema e não é em 30 dias que se vai decidir um assunto tão sério para a sociedade”.