CPERS cobra governo sobre atrasos nas aposentadorias


Na tarde desta quarta-feira (16), uma comitiva da direção do CPERS reuniu-se com representantes da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e IPE Prev, para tratar do atraso nas aposentadorias da categoria e outros temas.

O Sindicato vem recebendo diversas denúncias quanto a demora nas implantações dos benefícios após a publicação no Diário Oficial, esta espera faz com que os educadores(as), que já apresentam salário corroído pela inflação em mais de 50%, fiquem meses recebendo menos do que tem direito.

A diretora do CPERS, Vera Lessês, descreveu as angústias dos trabalhadores(as) da educação e exigiu agilidade no processo. 

“A situação é muito cruel, nós representamos a categoria com os piores salários do estado e na hora de se aposentar, depois de uma vida se dedicando à educação, muitas vezes com a saúde debilitada, esses servidores ficam meses recebendo metade do salário, isso é desumano!”, asseverou.

A chefe da Divisão de Gestão da Folha de Pagamento da Sefaz, Juliana Debaquer, garantiu que estão sendo tomadas medidas para mitigar o problema. “O tempo médio de atendimento baixou para 68 dias em janeiro, temos 10 novos servidores na casa e nos próximos dois meses deve baixar para 30 dias”. 

Para Raphael Chlaem, da assessoria jurídica do CPERS, esse prazo precisa ser menor. 

“O problema não é só o prazo é o procedimento, as pessoas ficam esse tempo sem receber. 68 dias são três folhas recebendo menos, não podemos aceitar que a categoria fique esse tempo sem receber. Um mês recebendo menos, a pessoa já tem que fazer empréstimo no Banrisul e nunca mais acaba de pagar”, declarou o advogado. 

O sub- secretário do Tesouro, Bruno Jatene, disse que a Sefaz entende a situação da categoria e medidas serão tomadas. “A máquina pública é demorada, é normal que tenha atraso, mas estamos estudando e avaliando formas de agilizar as implantações”. 

Além das aposentadorias, também foram abordados os descontos no contracheque e o adicional de local de exercício. 

Quanto ao adicional, a diretora do Departamento de Recursos Humanos da Seduc, Cleusa Flesch, alertou a categoria sobre o recadastramento para o próximo ano. O sistema para atualização das informações abre em março e as escolas têm até o final de abril para encaminhar às coordenadorias. Em breve será encaminhado documento com orientações. 

Também participaram da reunião, os diretores do CPERS, Leonardo Preto Echevarria e Juçara Borges, a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Sócio do CPERS, Rejane Maria Pereira, os técnicos do Tesouro, Luiz Henrique Siqueira e Delmiro Marquezotti e a gerente de Aposentadorias do IPE Prev, Cinara Regina Francisco.

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