Na manhã desta quinta-feira (26), o CPERS, representado pelo 2º vice-presidente Edson Garcia, prestigiou a solenidade de entrega da medalha do Mérito Farroupilha para o professor doutor José Clóvis de Azevedo, na Assembleia Legislativa do RS.
O evento aconteceu no Salão Júlio de Castilhos, tendo como proponente a deputada Sofia Cavedon (PT).
Secretário-geral do CPERS de 1987 a 1990 atuando ainda na Secretaria de Formação da CNTE, Azevedo é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e bacharel em História Econômica do Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em 2001, coordenou o Grupo de Trabalho que criou e estruturou a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), tendo sido o primeiro reitor da instituição. Em 2011, assumiu como Secretário Estadual de Educação durante o governo de Tarso Genro (PT).
Na cerimônia, José Clóvis fez um discurso emocionado, destacando que, de seus 67 anos, 51 foram dedicados ao magistério e à luta pela educação pública.
“Nessa trajetória passei por todas as esferas da educação pública – pelo chão da escola, pelo sindicalismo e pela gestão da educação. Reparto essa medalha com todos os professores, funcionários de escola, meus alunos, minha esposa Maria de Fátima e todos aqueles que lutam pelo ensino público”, concluiu Azevedo.
O 2º vice-presidente Edson Garcia, que também é ex-aluno de Azevedo, reflete sobre a importância do momento como reconhecimento à luta do professor.
“Nos dá a oportunidade de refletir sobre a nossa luta diária. Porque a luta pela educação pública não se dá em vão. Antes de nós, já vieram alguns educadores como o professor Azevedo, que plantaram a semente e nós continuamos esta luta praticamente insana com governos que são automaticamente desmerecedores do nosso respeito.”
Edson ainda reforça: “Que tenhamos muitas oportunidades de momentos como esse, para homenagearmos professores e funcionários de escola que dedicam a sua vida a essa luta e por uma mudança social, para que todos tenham não só as mesmas oportunidades, mas também a mesma possibilidade de ponto de partida”.