#CaravanaPelaDemocracia leva debate sobre o futuro da educação às escolas de Santa Maria e Três de Maio


Nesta quarta-feira (17), a #CaravanaPelaDemocracia desembarcou nas regiões de Santa Maria (2° Núcleo) e Três de Maio (35° Núcleo). A iniciativa está passando pelos 42 Núcleos do CPERS para promover o debate sobre os direitos da categoria e a mobilização por eleições livres e pela educação pública.

Durante a plenária #CaravanaPelaDemocracia, que contou com a participação de educadores(as) do 2⁰ Núcleo – da ativa e aposentados(as) –, o presidente em exercício do CPERS, Alex Saratt, destacou que o caminho para a mudança do atual cenário está na mobilização da categoria, nas escolas, nas ruas e, principalmente, nas urnas.

“Não existe a mínima possibilidade de qualquer mudança se nós não vencermos as eleições. Essa é a tarefa da classe trabalhadora. Vamos virar esse jogo, por mais difícil que seja. Não há mais espaço para o medo; é preciso esperançar. Vamos construir a mudança em todos os espaços: em casa, nas escolas, nas ruas e nas urnas”.

O presidente ainda destacou que: “neste ano, precisamos dar uma resposta nas urnas contra todos os ataques e malfeitos que aconteceram nos últimos anos e eleger projetos e candidaturas para os governos e parlamentos que defendem a educação e os trabalhadores”.


Durante o roteiro nas escolas da região de Três de Maio, o vice-presidente do CPERS, Edson Garcia, destacou a importância de conhecer os projetos de Estado em disputa nas próximas eleições. 

“O que queremos para o futuro? É essa reflexão que, mais do que nunca, precisamos fazer. Não podemos eleger ou reeleger os nossos algozes. Este ano é decisivo para o futuro da nossa categoria e da educação pública.”

“Temos que criar condições para conseguir uma bancada da educação, que vote a favor da educação pública e dos educadores. Precisamos eleger candidatos, tanto mulheres como homens, comprometidos com o funcionalismo público e principalmente com a educação. O poder de escolha está nas nossas mãos: vamos eleger quem tem o compromisso conosco”, enfatizou a diretora do CPERS, Sandra Régio.

Para o diretor do CPERS, Cássio Ritter, a formação de uma bancada da educação é essencial para garantir a aprovação de projetos que contemplem a categoria. “Temos a bancada do boi, da bíblia e da bala, mas não temos a da educação. Então fica a reflexão para usarmos o voto com consciência, para que tenhamos projetos que nos representem e defendam”. 

Acompanharam o roteiro no 2° Núcleo, a secretária-geral do CPERS Suzana Lauermann, a tesoureira Rosane Zan, a diretora 2° Núcleo, Dgenne Ribeiro, a Conselheira Fiscal Núcleo, Ení Cavalheiro, Cleusa Albuquerque, coordenadora dos aposentados(as) do 2⁰ Núcleo, e os educadores(as) Nadir Pilar, Dartagnan Agostini e Paulo Ortiz, da direção do direção do 2⁰ Núcleo. 

Em Três de Maio, a Caravana contou também com a presença das diretoras do CPERS Vera Lessês e Juçara Borges e o diretor do 35° Núcleo (Três de Maio), Marino Simon. 

O CPERS segue na estrada, até o dia 9 de setembro, visitando escolas das regiões dos 42 Núcleos do Sindicato para mobilizar a categoria e fortalecer o projeto de futuro que queremos para a educação pública gaúcha e brasileira.

Durante essa semana, a Caravana ainda passará pelas regiões de Três Passos, Frederico Westphalen, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Clique aqui e confira o roteiro completo! 

>> Confira abaixo as escolas visitadas na #CaravanaPelaDemocracia nesta quarta-feira (17):

> Região do 2° Núcleo do CPERS – Santa Maria

IEE Tiarajú (São Sepé)
EEEF Mário Deluy (São Sepé)
EEEB Francisco Brochado da Rocha – CIEP (São Sepé)
CE São Sepé (São Sepé)

> Região do 35° Núcleo do CPERS – Três de Maio

IEE Cardeal Pacelli
EEEM Castelo Branco
EEEB Amélio Fagundes
EEEF Progresso
EEEF Senador Alberto Pasqualini
EEEB São Martinho (São Martinho)
CE Caldas Junior (Alegria)
EEEM Madre Madalena (São José do Inhacorá)

                                   


Notícias relacionadas