#CaravanaPelaDemocracia já passou por mais de 160 escolas para debater o futuro da educação pública


Nesta sexta-feira (19), o CPERS encerrou a terceira semana de #CaravanaPelaDemocracia conversando com trabalhadores(as) da educação e com a sociedade nas regiões de Cachoeira do Sul (4º Núcleo) e Frederico Westphalen (26º Núcleo).

Até o momento, o Sindicato já passou por mais de 160 escolas, nas mais diversas regiões do estado, para debater sobre a importância do voto consciente e de eleger candidatos(as) – em todas as esferas – que, de fato, defendam a educação e valorizem quem está no chão das escolas.

O presidente em exercício do CPERS, Alex Saratt, avalia com positividade essas três primeiras semanas de mobilização e ressalta a importância do debate nas escolas.

“Nestas três semanas de mobilização pelo Rio Grande do Sul, visitamos já centenas de escolas e conseguimos nesse período estabelecer um rico diálogo com a nossa categoria, discutindo os projetos que interessam aos trabalhadores da educação e a sociedade gaúcha e brasileira”.

Alex reforça que as mobilizações precisam ultrapassar os muros das escolas, chegando às ruas e culminando com o voto nas urnas: “Convocamos os educadores a pensarem com muita seriedade na hora do voto para mudar os rumos do Brasil e do Rio Grande do Sul. Essa é mensagem que a Caravana Pela Democracia tem deixado. Hoje, estamos nas escolas, em breve estaremos nas ruas com mobilização do dia 13 de setembro e no dia 2 de outubro daremos a resposta nas urnas!”

“O que estamos fazendo nas escolas é plantar uma semente, que deve ser germinada, propagando as reflexões e informações que estamos passando. Somente com a conscientização coletiva sobre a importância do voto em governos e parlamentos que, de fato nos representem, será possível mudar o cenário de descaso e desvalorização”, observou o vice-presidente do CPERS, Edson Garcia.

“Se a gente assume a tarefa de fazer a escolha certa, podemos mudar o futuro do Rio Grande do Sul. O governo estadual foi extremamente cruel conosco. Por isso, temos a tarefa de levar para fora dos muros do Sindicato e das escolas a realidade dos educadores e da educação. Precisamos nos unir e não nos dividir”, destacou a secretária-geral do CPERS, Suzana Lauermann.

CPERS segue na estrada esperançando por um futuro melhor para a educação e os educadores

Durante a passagem da Caravana pelas escolas da região de Cachoeira do Sul (4° Núcleo), ficou evidente o descontentamento da categoria com a defasagem salarial e a desvalorização, perpetrada por governos que relegam a educação à miséria e à fome.

“Nesta sexta estivemos em escolas de Agudo e Dona Francisca e realizamos um bom debate com os colegas sobre a política do RS e do Brasil. Mostramos que aqui no estado os projetos que estão em disputa são o da continuidade da destruição do serviço públicos representados por projetos liberais e conservadores e outro do campo popular. É necessário estarmos atentos, pois os candidatos hoje falam em campanha em valorização da educação, mas, na prática, são nossos algozes. Ao nível nacional é preciso unirmos forças para combater e derrotar Bolsonaro, pois esse é o maior inimigo da educação pública”, asseverou o diretor do CPERS, Leonardo Preto Echevarria, durante passagem por escolas 4° Núcleo, na região de Cachoeira do Sul.

“Estamos encerrando essa semana de Caravana muito felizes com a receptividade da categoria nas escolas. Agora, vamos nos preparar para a próxima semana e continuar essa luta pelo futuro da educação e educadores”, destacou o diretor do CPERS, Amauri Pereira.

O roteiro em Cachoeira do Sul (4° Núcleo) foi acompanhado pela diretora do Núcleo, Nara Machado, e o vice-diretor, Jucemar da Costa.

Plenária em Frederico Westphalen ressalta que para transformar a educação é preciso consciência na hora do voto

Após visita às escolas da região de Frederico Westphalen (26° Núcleo), foi realizada uma plenária na sede do núcleo.

Os ataques dos últimos governos aos direitos históricos da categoria e a reflexão sobre a importância do voto em governos e parlamentos que defendam os educadores(as) e a educação pública foram alguns dos pontos abordados.

“Reverter as reformas da Previdência e Trabalhista, assim como o novo Ensino Médio, são algumas das ações que só poderão ser realizadas com a mudança dos governos que aí estão”, observou o diretor Cássio Ritter.

A precarização dos serviços públicos foi abordada pela diretora do Departamento dos Funcionários(as) do CPERS, Juçara Borges: “O governo Leite foi o primeiro a não conceder nenhum reajuste aos funcionários. Não nos reconhece e valoriza e cada vez mais abre espaço para a terceirização”, ressaltou.

A diretora do 26° Núcleo (Frederico Westphalen), Maria Cleni da Silva, e o secretário do Núcleo, Ailton Solano Costa de Lima, acompanharam a Caravana na região.

O CPERS segue na estrada, até o dia 9 de setembro, visitando escolas das regiões dos 42 Núcleos do Sindicato para mobilizar a categoria e fortalecer o projeto de futuro que queremos para a educação pública no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Na próxima semana, a Caravana passará pelas seguintes regiões:

>> ROTEIRO 1:
23/08 – Bagé
24/08 – Rio Grande
25/08 – Pelotas
26/08 – Camaquã

>> ROTEIRO 2
23/08 – Palmeira das Missões
24/08 – Carazinho
25/08 – Passo Fundo
26/08 – Guaporé

>> ROTEIRO 3
23/08 – Estrela
24/08 – Bento Gonçalves
25/08 – Caxias do Sul
26/08 – Montenegro

>> Confira abaixo as escolas visitadas na #CaravanaPelaDemocracia nesta sexta-feira (19):

> Cachoeira do Sul (4º Núcleo)

CE Diva Costa Fachin (Cachoeira do Sul)
IEE Neves da Fontoura (Cachoeira do Sul)
EEEM Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha (Cachoeira do Sul)
EEEM Virgilino Jayme Zinn – CIEP (Cachoeira do Sul)
EEEB Dom Érico Ferrari (Agudo)
EEEB Professor Willy Roos (Agudo)
EEEM Maria Ilha Baisch (Dona Francisca)

> Frederico Westphalen (26º Núcleo)

EEEB 14 de Maio (Vicente Dutra)
EEEB José Canellas (Pinheirinho do Vale)
EEEB José Zanatta (Taquaruçu do Sul)
EEEB Padre Abílio de Marcos Sponchiado (Vista Alegre)

Notícias relacionadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta …

14/01/2025

O CPERS vem a público manifestar sua preocupação e posicionamento …

Com a publicação da Portaria Interministerial MEC/MF n.º 13, na …

27/12/2024

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada …