#CaravanaDaVerdade cruza o estado para desmascarar as mentiras de Eduardo Leite


Pela verdade e contra as mentiras de Eduardo Leite (PSDB), a caravana do CPERS percorreu as regiões de Alegrete (19° Núcleo) e São Luiz Gonzaga (33° Núcleo), nesta quarta-feira (23).

O falso reajuste de 32% – que não contemplou toda a categoria e roubou adicionais por tempo de serviço dos educadores(as) – e o sucateamento da educação pública no Rio Grande do Sul, foram alguns dos temas debatidos nas visitas às rádios e às escolas de cada região.

“Queremos salário, comida na mesa e valorização. Leite faz marketing anunciando um superávit de R$ 2,55 bilhões, mas a verdade é que fez caixa em cima de nós, que damos o sangue pela educação. Conquistamos com muita luta o piso em 2008. Lutamos 10 anos para conseguir essa Lei. O Leite não nos pagou!”, declarou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, durante visita ao IE Rui Barbosa, em São Luiz Gonzaga.

Desvalorização causa redução no número de educadores da rede

A #CaravanaDaVerdade escancara o que o CPERS já vem denunciando há anos, uma queda drástica no número de docentes em sala de aula. De 2016 a 2021, já são quase 11 mil docentes a menos em regência de classe na rede, o que representa uma redução de 22,4%.

“Temos visto a diminuição da procura aos cursos do magistério, porque não há valorização. As pessoas estão perdendo o interesse. Qual é a perspectiva e incentivo que teremos para o futuro?”, questionou a diretora Rosane Zan.

A queda drástica é consequência também dos mais de sete anos sem reposição salarial e da diminuição do poder de compra da categoria, reduzido em mais de 50%.

Escola do campo de Santo Antônio das Missões sofre com a estiagem 

A ETE Achilino de Santis, de Santo Antônio das Missões, pede socorro!

A escola do campo, que oferece o Curso Técnico em Agropecuária, está sofrendo com a estiagem. Assim como em grande parte do Rio Grande do Sul, há perdas na lavoura de milho e soja, que davam o suporte financeiro para a manutenção da escola.

O governo faz marketing pelo estado anunciando um investimento milionário para a educação, mas, na prática, o dinheiro não chega e nem atende as reais necessidades das instituições de ensino.

Durante a passagem da caravana pela escola, a diretora Andréia Lucero Balbé e o vice-diretor Clairton Folk Robalo, conversaram com o CPERS sobre a situação. Confira o relato no vídeo!

Educadores aposentados pagando a conta para o governador se promover

Durante a #CaravanaDaVerdade, o CPERS promove plenárias diárias com educadores(as) aposentados(as) para expor o desfalque nos contracheques dessa parcela da categoria.

A professora aposentada Olga Gonçalves de Farias, de São Luiz Gonzaga (33⁰ Núcleo), queria ter uma velhice tranquila, mas após uma vida se dedicando à educação, teve seus direitos roubados.

“Eu fiz cursos, me especializei, fiz tudo o que precisava para subir na profissão e agora, com quase 80 anos, quando não posso mais trabalhar, recebo essa notícia horrível que o meu salário foi diminuído, que eu fui roubada!”

Assim como Olga, cerca de 45 mil aposentados(as) amargaram o mesmo sofrimento e receberam somente 5,53% de reajuste. Leite tirou 26,47% dos adicionais por tempo de serviço que esses professores(as) já tinham no seu contracheque, o que fez com que o reajuste fosse pago com o dinheiro do próprio educador(a).

“A nossa caravana tem o objetivo de trazer essa verdade sobre a falsa reposição de 32%, onde apenas 14% da categoria recebeu acima de 30% e os demais custearam com suas vantagens temporais o seu próprio reajuste”, declarou a diretora Vera Lessês durante o encontro no IEE Oswaldo Aranha, em Alegrete.

Nesta quinta-feira (24), a caravana do CPERS estará em Santana do Livramento (23° Núcleo) e Cerro Largo (36° Núcleo).  Clique aqui para conferir o roteiro completo e acompanhe as nossas redes para mais informações!

Escolas visitadas nesta quarta (23):

>> Região de Alegrete (19° Núcleo) 

– Marquês d’ Alegrete, em Alegrete
– Eduardo Vargas, em Alegrete
– Dr. Romário Araújo de Oliveira, em Alegrete
– Ecilda Paim, em Alegrete
– Farroupilha, em Alegrete
– Lauro Dornelles, em Alegrete
– Oswaldo Aranha, em Alegrete
– Salgado Filho, em São Francisco de Assis
– Laerte Jobim, em São Francisco de Assis

>> Região de São Luiz Gonzaga (33° Núcleo)

– Rui Barbosa, em São Luiz Gonzaga
– Maria Seggiaro Hoffman, em São Nicolau
– Jose Adolfo Meister, em Caibaté
– Achilino De Santis, em Santo Antônio Das Missões
– Tolentina Barcelos Gonçalves, em Santo Antônio das Missões
– São Luiz, em São Luiz Gonzaga
– Dr. Mario Vieira Marques, em São Luiz Gonzaga

Notícias relacionadas