Boletim de Greve – 23 de março


dentro

Nesta quarta-feira (22), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 4.302, apresentado em 1998, que aprova a terceirização generalizada, em todas as atividades – inclusive na atividade-fim, o que a Justiça do Trabalho veda atualmente –, e também altera regras para o trabalho temporário. Uma decisão que influenciará o próprio projeto de reforma trabalhista enviado em 2016 pelo governo Temer. Veja aqui a nossa moção de repúdio.

Núcleo 6º – Rio Grande: Nesta quarta-feira (22), os educadores realizaram uma panfletagem em Santa Vitória do Palmar, municipio que pertence ao Núcleo. Durante a atividade ficou claro o apoio da sociedade da região à mobilização dos professores e funcionários de escola. Hoje (23), educadores e educadoras reuniram-se às 14, no Auditório do IEE Juvenal Miller para realizar Plenária de Avaliação da Greve, além da organização de novas atividades.

rio-grande-02 rio-grande

Núcleo 31º – Ijuí:  Nesta quinta-feira (23) será realizada às 18h, na Câmara de Vereadores de Ijuí, a Audiência Pública em Defesa do Serviço e do Patrimônio Público. Estarão presentes para falar do assunto a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, o presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz e o deputado estadual, Jeferson Fernandes. Pela manhã foram feitas visitas às escolas com o intuito de avaliar e fortalecer a Greve dos Educadores.

Núcleos 38º e 39º – Porto Alegre: Pela manhã, os Núcleos 38° e 39° realizaram um Ato Público em frente a SEDUC, na 1° Coordenadoria Regional de Educação. Também foi realizado um trancaço na Av. Borges de Medeiros. Estudantes e educadores denunciaram os ataques contra os trabalhadores através das Reformas da Previdência e Trabalhista, das Terceirizações, bem como Desmonte da Educação Pública e a Lei da Mordaça que está sendo aplicada em várias escolas pelo Estado, com as perseguições aos educadores.

porto-alegre-01 porto-alegre

Núcleo 40º – Palmeira das Missões: Durante esta manhã, professores e funcionários de escola estaduais e municipais de Palmeira das Missões realizaram Ato contra as Reformas da Previdência e Ensino Médio, em Sarandi. Os estudantes da região somaram-se ao ato e mostraram total apoio aos educadores. Também participaram da mobilização o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Movimento dos Pequenos Agricultores, vereadores e prefeitos da região.
A atividade ocorreu na Praça Farroupilha. Em caminhada, os manifestantes se dirigiram até a agência do INSS, onde ocorreu um abraço ao redor da instituição em simbolismo à contrariedade a Reforma da Previdência.

 palmeira-das-missoes palmeiras

Agenda de mobilizações:
Dia 24 de março: Atividade Estadual contra o pacote de maldades do governo Sartori (PMDB). A concentração será às 8 horas em frente ao Sindicato, localizado na Avenida Alberto Bins, 480, Centro – Porto Alegre.
Dia 28 de março: Início da vigília contra a aprovação do pacote de maldades do Sartori, na Praça da Matriz.
Dia 31 de março: Será realizado o Conselho Geral e a tarde Assembleia Geral de avalição e definição dos rumos da Greve Geral Nacional da Educação.

 

Notícias relacionadas