Atenção educadores: esclarecimentos sobre a auditoria


A Direção Central do CPERS vem a público esclarecer a categoria que, respeitando o Estatuto do CPERS/Sindicato e todos os aspectos legais, com muita responsabilidade, lisura e ética, está encaminhando os procedimentos finais decorrentes da auditoria nas contas da entidade, no período de 31 de dezembro de 2011 a 31 de dezembro de 2013. O motivo que levou a Direção a realizar uma auditoria externa foi o preocupante déficit nas contas do Sindicato, detectado logo após a atual direção assumir a gestão da entidade em agosto de 2014.

Foi contratada a Auditoria Cerutti & Machado Auditores Associados S/S, a única do Estado especializada neste tipo de análise com o reconhecimento da Comissão de Valores Mobiliários (número 4863), a fim de auditar as contas do CPERS. Após uma verificação minuciosa, a auditoria entregou para a Diretoria o resultado em envelope lacrado. Esta, sempre de acordo com o Estatuto, encaminhou-o, sem tomar conhecimento do mesmo, para o Conselho Fiscal da Entidade. O Conselho Fiscal do CPERS analisou o documento e, com recomendações diante da gravidade dos fatos, encaminhou-o para a Direção Central para tomar as devidas providências. A Direção Central, com orientação jurídica, e, seguindo o Estatuto, nomeou uma comissão para fazer a análise dos apontamentos, ouvir e dar oportunidade de defesa às pessoas envolvidas. Esta Comissão, após todo esse processo, encaminhou seu relatório para a Diretoria Central definir as responsabilidades e suas possíveis penalidades.

Todo esse processo exigiu um longo espaço de tempo, a fim de que a apuração dos fatos, e, a possível responsabilização dos envolvidos fosse feita com toda a lisura e ética, respeitando o direito ao contraditório.

Neste momento, as pessoas envolvidas estão sendo notificadas e têm o direito, no prazo de dez dias após a notificação, de recorrer ao Conselho Geral do CPERS. Após ouvido este, se for o caso, no prazo de 10 dias, apresentar recurso para a Assembleia Geral da categoria.

No seu devido tempo, com a responsabilidade que lhe é característica, a Direção Central do Sindicato irá prestar todos os esclarecimentos necessários.

Finalizamos este esclarecimento afirmando que, como em todas as nossas ações, buscamos defender os direitos da categoria, e, neste caso, de seu patrimônio, construído com a contribuição de todos os associados de nosso Sindicato.

Notícias relacionadas