No final da tarde desta terça-feira, dia 30 o governo do Estado manifestou-se, através de nota, confirmando, pela sétima vez consecutiva este ano, o parcelamento dos salários dos servidores estaduais. Segundo a nota veiculada no site do governo do Estado, na manhã desta quarta-feira, dia 31, será depositado R$ 800,00 para cada servidor do Poder Executivo, referentes à folha salarial do mês de agosto. Esta é a nona vez que os servidores têm seu salário parcelado.
Em resposta a mais esse ataque aos direitos dos professores e funcionários de escola, o CPERS orienta a todos os educadores a participarem do ato do próximo dia 02, sexta-feira, conforme definido no Conselho Geral da entidade.
A concentração ocorrerá às 8h30 em frente ao Ministério Público Estadual (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – Praia de Belas, Porto Alegre).
Neste dia, os educadores farão atos de denúncia em frente ao Ministério Público Estadual, ao Tribunal de Justiça do RS e ao Palácio Piratini, destacando à população que o governo Sartori não respeita a Lei, pois descumpre a ordem judicial existente para garantir o pagamento dos salários dos educadores e demais servidores estaduais. Serão entregues correspondências ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público exigindo providências urgentes. “Vamos denunciar aos poderes a irresponsabilidade deste governo que não cumpre sequer com seus deveres com o funcionalismo público estadual. Exigiremos que esses poderes ordenem o cumprimento da liminar que proíbe o parcelamento”, afirma a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.