Aposentado sim, inativo não: encontros regionais mobilizam educadores para a luta por valorização e respeito


Nesta quarta (28) e quinta-feira (29), o Encontro Regional dos Aposentados(as) chegou aos Núcleos de Santiago e Alegrete. Informações jurídicas, análise da conjuntura política estadual e nacional, debates, atividades culturais, palestras sobre temas de interesse dos educadores(as) e a apresentação dos grupos do Desafio de Danças Folclóricas Internacionais foram algumas das ações realizadas.

Na quarta-feira (28), o Encontro, que ocorreu no 29º Núcleo (Santiago), teve também a participação dos aposentados(as) dos núcleos de São Luiz Gonzaga (33º) e Cerro Largo (36º). Já nesta quinta-feira (29), o evento, que ocorreu no 19º Núcleo (Alegrete), reuniu ainda os educadores(as) dos Núcleos de São Borja (16º) e Uruguaiana (21º).

A análise sobre a conjuntura política atual foi apresentada pela presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

“São muitos os ataques contra nós. O último deles foi a aprovação do projeto de reestruturação do IPE Saúde. Vergonhosamente, deputados, sem a menor capacidade de diálogo, aprovaram esse projeto desumano imposto pelo governo de Eduardo Leite. Seguiremos firmes na luta pela valorização salarial”, afirmou.

A diretora do Departamento dos Aposentados(as) do CPERS, Glaci Weber, denunciou a desvalorização do governo com essa parcela significativa da categoria. “O governador deixou claro sua aversão aos aposentados. Isso não é uma coisa isolada, é um planejamento. Nós não temos nenhuma culpa pelas crises enfrentadas pelo Estado e não vamos admitir que sigam nos atacando e retirando nossos direitos”, destacou.

Os impactos das mudanças no IPE Saúde, após a aprovação do PLC 259, foram expostos pela diretora do CPERS e representante do Sindicato no Conselho de Administração do Instituto, Vera Lessês. “O maior impacto será para os baixos salários, pois terão desconto de mais meio por cento do nosso salário. A nossa contribuição vai passar de 3,1% para 3,6%”, frisou Vera.

Já a diretora do Departamento dos Funcionários(as) de Escola, Juçara Borges, relatou sua experiência no Encontro Internacional realizado em Portugal e a importância destes profissionais reconhecerem-se como educadores(as), que de fato são. “Nós fazemos parte do processo de educação. É inadmissível o desrespeito e a desvalorização do governo com os educadores, da ativa ou aposentados”, frisou.

As informações jurídicas foram expostas pelo advogado Marcelo Fagundes, da assessoria jurídica do CPERS, que falou sobre a retomada do julgamento do desconto previdenciário, que deve ocorrer no Supremo Tribunal Federal até sexta-feira (30). “Estamos pedindo nessa ação para voltar como era antes de 2019. Ou seja, só pagar a Previdência quem recebe mais que o teto do INSS, pois assim ninguém da categoria vai precisar pagar mais essa conta”, afirmou.

Momentos culturais, palestras e cuidados com a saúde marcam atividades dos Encontros

Para promover a confraternização e disponibilizar informações importantes sobre os cuidados necessários com a saúde, os Encontros Regionais dos Aposentados(as) apresentam palestras com especialistas de diversas áreas.

Em Alegrete, o público acompanhou a palestra “Desperte sua Auto-Estima”, ministrada pela psicóloga, Giselda dos Santos Fraga.

A psicanalista, Marileia Marchezan, debateu sobre a importância de cuidar da saúde mental para a longevidade.

Para descontrair e movimentar o corpo, a diretora do CPERS, Sandra Régio, realizou a dinâmica “Dançando com o nosso corpo”, em ambos os Encontros.

Já em Santiago (29º Núleo), a psicóloga, Neura da Silva Pinto, explanou sobre o tema “Racismo e Subjetividade: Um olhar da escola à criança negra”.

A escritora e professora, Noeli Schnorrinbger, falou sobre o livro de sua autoria, “Roda de Fogo entre dois mundos”.

A diretora do Departamento dos(as) Aposentados(as) do CPERS, Glaci Weber, recebeu uma homenagem com a música “Aposentado sim, inativo não”, interpretada pela representante dos aposentados(as) do Núcleo de Santiago, Terezinha Farias, e o músico, Dudu Costa.

Grupos são classificados para a etapa estadual do Desafio de Danças Folclóricas Internacionais

 No 29º Núcleo (Santiago), os grupos dos núcleos de Santiago e Cerro Largo apresentaram a modalidade Sapateado Americano. O grupo classificado para a etapa estadual do encontro foi o de Santiago.

O júri foi composto pelos educadores(as) Joner Nascimento, Eni Malgarin e Ivone Ávila.

No Encontro em Alegrete (19º Núcleo), o Grupo classificado para a etapa estadual do Desafio de Danças Folclóricas Internacionais foi o de Uruguaiana (21º Núcleo). As aposentadas do 16º Núcleo (São Borja) também se apresentaram no Encontro.

Os jurados que avaliaram as apresentações foram os educadores(as) Joceana Neves, Fátima Grilo e Juliano Teodoso.

Também participaram dos Encontros em Santiago e Alegrete, a secretária-geral do CPERS, Suzana Lauermann, a tesoureira do Sindicato, Rosane Zan e a diretora do Departamento dos Funcionários(as) de Escola, Sonia Solange Viana. Eos diretores do 29º Núcleo (Santiago), Leandro Wesz Parise, do 33º Núcleo (São Luiz Gonzaga), Joner Alencar Marchi Nascimento, do 36º Núcleo (Cerro Largo,  Romi Genice Rohleder Gertz, do 19º Núcleo (Alegrete), Rosa Maria Dotta, do 21º Núcleo (Uruguaiana), Zilá Teresinha Soares Fidell e a diretora do 16º Núcleo (São Borja), Elizabeth dos Santos Brag.

>> Confira abaixo as datas e os núcleos que sediarão os próximos encontros: 

Sede: Osório
Data: a definir
Núcleos: Osório, Taquara e São Leopoldo

Sede: Ijuí
Data: 19/07/2023
Núcleos: Ijuí, Cruz Alta, Santa Rosa e Santo Ângelo

Sede: Erechim
Data: 21/07/2023
Núcleos: Erechim, Passo Fundo, Soledade e Carazinho

Sede: Caxias do Sul
Data: 02/08/2023
Núcleos: Caxias do Sul, Estrela, Santa Cruz do Sul e Montenegro

Sede: Guaporé
Data: 03/08/2023
Núcleos: Guaporé, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha e Vacaria

Sede: Porto Alegre
Data: 17/08/2023
Núcleos: 38º e 39º Núcleos de Porto Alegre, Guaíba, Canoas e Gravataí

 

Notícias relacionadas