12 de setembro: 18 anos do Plano de Carreira dos Funcionários de Escola


Há exatos 18 anos, no dia 12 de setembro de 2001, a categoria conquistava o Plano de Carreira dos Funcionários de Escola, coroando uma mobilização que já durava mais de uma década.

Na foto, funcionários(as) de todo o estado lotam o auditório da Assembleia Legislativa no dia anterior à sanção para acompanhar a votação.

“Aquele era um período de grandes lutas, mas também de grandes conquistas. É uma histórIa rica para inspirar nossa atuação no presente e mostrar que toda mobilização vale a pena”, avalia Sônia Solange Viana, atual diretora do departamento de funcionários(as) e, em 2001, integrante da direção do 24º Núcleo (Pelotas).

Juçara Dutra Vieira presidia o Sindicato na gestão 1999/2002

“A luta para a construção do Plano de Carreira iniciou em 1990. Fizemos grandes mobilizações, mas não havia interesse político dos governos Collares e Britto. Pois quando os trabalhadores conquistam, eles continuam se mobilizando cada vez mais”, conta Maria Aparecida Prado, merendeira e então integrante da Direção Central do CPERS.

A atual presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, também integrava a direção central. À época, Olívio Dutra (PT) estava à frente do governo estadual.

Notícias relacionadas