XXII Seminário Nacional de Educação inicia nesta quinta-feira, em Palmeira das Missões


O Protagonismo dos (as) Educadores (as) e da Sociedade na Defesa da Educação Pública, da Democracia e da Soberania será o tema do XXII Seminário Nacional de Educação, que inicia nesta quinta-feira (19), em Palmeira das Missões. A abertura do evento, que ocorre no Centro Cultural Professor Mozart Pereira Soares e segue até sábado (21), será realizada pela presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer e pela secretária geral do Sindicato, Candida Beatriz Rosseto, que falarão sobre Conjuntura Sindical – perspectivas e estratégias.

Através do debate plural e da constituição de um espaço de resistência, o objetivo do Seminário é o de buscar a reflexão e a soma de esforço no combate ao desmonte social e democrático do país, principalmente a educação pública.

A organização dos (as) trabalhadores (as) em educação e o debate reflexivo e propositivo, constitui-se como instrumento de resistência em defesa dos avanços e dos espaços de discussão conquistados com muita luta. A construção de um projeto democrático de educação exige o exercício de uma concepção pedagógica crítica, capaz de fazer o encantamento às políticas ilegítimas dos governos, conduzindo a construção do Sistema Nacional de Educação e fortalecimento da escola pública. Para isso, é fundamental reafirmar que o desenvolvimento da educação não se dá apenas no âmbito da escola, mas também no enfrentamento à exclusão, à desvalorização dos trabalhadores em educação, à perda de direitos sociais, aos prejuízos à qualidade do ensino, a degradação dos projetos pedagógicos, das instituições e à democracia com propostas como a lei da mordaça. Neste cenário, o XXII Seminário Nacional de Educação vem reafirmar o compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora, a partir do fortalecimento da educação pública, laica, crítica e de qualidade socialmente referenciada.

 

 

 

Notícias relacionadas