O IPE Saúde já conta com 11 postos em funcionamento para auxílio ao atendimento dos usuários no interior do Estado: Bagé, Capão do Cipó, Toropi, São Francisco de Assis, Jaguari, Estrela, Uruguaiana, Herval, Candiota, Iraí e Bento Gonçalves. Além destes, que se encontram em operação, já há outros 40 termos de cooperação assinados para encaminhamento de novos pontos em diferentes localidades.
Implantado em agosto de 2021, o Programa Facilitadores funciona através de parcerias com prefeituras e prevê o atendimento de pessoas que têm dificuldades com questões digitais. A ideia é que os usuários realizem no ato o serviço junto ao facilitador ou, nas situações em que é preciso fazer análise de documentação, para que façam as digitalizações que forem necessárias e encaminhem as solicitações através dos formulários digitais (que também podem ser preenchidos no próprio atendimento, de forma online).
O diretor de Relacionamento com Segurados, Paulo Ricardo Gnoatto, explica que se trata de um projeto de capacitação, suporte e acompanhamento: “Os funcionários indicados pela prefeitura recebem o treinamento e suporte da equipe do IPE Saúde e, a partir disso, auxiliam os segurados a enviar as solicitações”, detalha.
Na avaliação do presidente do IPE Saúde, Júlio César Viero Ruivo, a ação cria uma alternativa ao fechamento das agências do interior, garantindo auxílio aos usuários. “Concretizamos neste tipo de solução nossas premissas de buscar um atendimento mais humanizado e que procura olhar para os usuários presentes nas diferentes localidades do nosso Estado”, aponta.
Confira, abaixo, o vídeo que explica o funcionamento do Programa:
OBS.: o vídeo, realizado via termo de cooperação com a Educare, menciona oito postos, os quais foram ampliados para 11 desde a época de produção do material.
Informações: Ascom IPE Saúde