Plenária Regional do CPERS em Santo Ângelo tem participação e denúncia de alunos


50dfae79-041a-48d6-a6b2-0cb199820137

Nesta quinta-feira, dia 28, foi realizada a Plenária Regional no 9º Núcleo – Santo Ângelo, com a participação dos Núcleos de Ijuí, Cruz Alta e Três de Maio e os representantes da Direção Central do Sindicato, a vice-presidente, Solange Carvalho e a diretora Iris de Carvalho.
Os professores e funcionários de escola concentraram-se  às 13h15min, em frente à Praça Pinheiro Machado e seguiram em caminhada pelas ruas de Santo Ângelo. Os educadores fizeram uma primeira parada em frente a 14º Coordenadoria Regional de Educação – CRE, onde foram feitas as falas em reivindicação as demandas da categoria. Uma comissão foi recebida pela coordenadora da CRE, Tania Rosana Matos Santiago. Os educadores colocaram suas preocupações com a Educação Pública, ressaltando o Projeto de Lei 44, encaminhado à Assembleia Legislativa, que prevê a privatização das escolas públicas.
Logo após, os educadores seguiram em caminhada e fizeram a segunda parada em frente ao Instituto de Previdência do Estado – IPE, da região. Na oportunidade, foram relatadas a precariedade do plano de saúde, a falta de atendimento, as cobranças indevidas e a falta de peritos e profissionais. Também foi ressaltado a contrariedade ao Projeto de Lei que está em andamento, onde serão cobrados 5% para os dependentes e taxas para as hospitalizações.
Por volta das 14h30, cerca de 200 educadores, alunos e pais reuniram-se no Sindicato dos Comerciários para a realização da Plenária Regional.
Com uma participação representativa, alunos denunciaram a falta de merenda e repasses para a manutenção das escolas. Em um dos depoimentos, um aluno de Santo Ângelo relatou que estão pedindo a doações de alimentos para manterem a merenda na escola. Outra situação preocupante denunciada pelos educadores é a falta de professores nas escolas, a sobrecarga de trabalho (professores trabalhando das 8h às 16h, sem intervalo, em escolas de tempo integral). Também foram constatadas as duras exigências das CREs sobre os educadores.
No final do encontro a vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho reiterou que todas as denúncias feitas na ocasião foram copiladas e integrarão o “Dossiê do caos da Escola Pública”, onde constarão os resultados das Plenárias Regionais de todo o Estado, mas ressaltou que os casos mais urgentes já serão encaminhados para a Secretária Estadual de Educação do Estado para que tomem as devidas providências.

f0bd8170-ab21-4328-a46c-bcbe8d877495

VEJA A GALERIA DE FOTOS DAS PLENÁRIAS REGIONAIS

Notícias relacionadas