PL 240/2024: Educadoras mostram unidade na luta pela educação em Assembleia Geral Extraordinária


A manhã desta sexta-feira (19) foi marcada pela intensa mobilização do CPERS, que realizou uma Assembleia Geral Extraordinária reunindo educadoras(es) de todo o estado, na Praça da Matriz. A categoria, unida e determinada, expressou um contundente NÃO ao PL 240/2024, proposto pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul tinha previsto a votação do projeto para a tarde de hoje. No entanto, a pressão constante exercida sobre o governo Leite (PSDB) resultou na suspensão da Sessão Extraordinária. Um acordo entre as bancadas do PT, PCdoB e PSOL garantiu a suspensão das propostas, permitindo que elas sejam debatidas com calma. Uma nova Sessão deve ser convocada até o dia 31.

O pacote, composto por três projetos que totalizam 373 páginas e alteram 156 leis, foi enviado à Assembleia por Leite (PSDB) na terça-feira (16). Entre eles está o PL 240/2024, que propõe mudanças nas carreiras das servidoras(es).

Durante a semana, o CPERS intensificou a pressão sobre o governo Leite (PSDB) e as 55 deputadas(os) da Assembleia Legislativa, destacando os pontos críticos do pacote do governo. Professoras(es) e funcionárias(os) de escola, tanto da ativa quanto aposentadas(os), participaram do Dia de Luta Estadual, em busca de dignidade e valorização profissional e salarial, conforme deliberado na Assembleia Geral do dia 12.

“Nossa luta não termina aqui,” destacou o 1º vice-presidente do CPERS, Alex Saratt. “Exigimos um tempo adequado para analisar detalhadamente o PL 240/2024 e garantir que nossos direitos não sejam prejudicados por medidas precipitadas”.

“Estar aqui hoje demonstra que temos a capacidade de responder a este governo. Estamos plenamente aptos a defender os direitos de toda a categoria. Ninguém solta a mão de ninguém”, destacou a tesoureira do CPERS, Rosane Zan.

O Sindicato continua em estado de alerta, monitorando cada movimento do governo Eduardo Leite (PSDB), na Assembleia Legislativa. Seguimos unidas na defesa da educação e por valorização para toda a categoria.

> > Confira a live da Assembleia Geral Extraordinária do CPERS

>> Confira o vídeo do 1º vice-presidente do CPERS, Alex Saratt

     

Notícias relacionadas

ATENÇÃO, SÓCIAS E SÓCIOS: a 2ª etapa das #EleiçõesCPERS2024 serão …

09/12/2024

Educadoras(es) de todo o país acompanharam, na manhã desta segunda-feira …