Seguindo as orientações do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do CPERS, o 10º Núcleo da entidade (Santa Rosa) instalou o seu Coletivo Regional de Igualdade Racial e Combate ao Racismo. O evento, realizado nesta quinta-feira (12), na sede do núcleo, contou com a presença da presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, e do 2º vice-presidente do Sindicato e coordenador do Coletivo Estadual, Edson Garcia.
Durante a iniciativa, professoras(es) e funcionárias(os) de escola debateram sobre as relações raciais nas instituições de ensino e a luta por uma educação antirracista que o Sindicato vem realizando, a partir da sua base de trabalhadores e trabalhadoras que integram o Coletivo Estadual.
“É com muita alegria e disposição para importantes lutas, que oficializamos a criação do Coletivo Regional de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do 10⁰ Núcleo do CPERS, espelhado no Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato. Foi um momento importante de discussão, reafirmação e compromisso com a luta antirracista em uma importante localidade da região noroeste do estado”, frisou Edson.
O 2º vice-presidente da entidade abriu o evento apresentando um breve histórico sobre a criação e a importância da luta antirracista para as vidas das(os) trabalhadoras(es) da educação em seus locais de trabalho e, consequentemente, para as(os) estudantes. O dirigente também falou sobre a implementação da Lei 10.639/03 no dia a dia das instituições.
Na ocasião, a diretora do 10º Núcleo (Santa Rosa), Eloisa Maria Womer, destacou a importância da implantação do Coletivo da Igualdade Racial e do Combate ao Racismo na região. “É um momento muito relevante para o nosso Núcleo. Abrirmos o debate, de um tema muitas vezes invisibilizado na nossa sociedade, e realizarmos formação para trabalhadores e trabalhadoras da educação, será a nossa meta. Contermos o racismo que está estruturado em nosso país é uma tarefa cotidiana de todos nós”, afirmou Eloisa.
A vice-diretora do 10º Núcleo, Valdemira de Freitas Carpenedo, representante do Núcleo no Coletivo Estadual e responsável pelo Coletivo Regional, também estava presente no encontro.
Os coletivos regionais do CPERS têm o objetivo de incorporarem a luta contra o racismo de forma sistemática no ambiente escolar, político e social, reconhecendo a responsabilidade de todos os membros da sociedade, além de gerar ferramentas para a compreensão e desconstrução de estereótipos, preconceitos e discriminações.