Lançada no dia 2 de março, a edição de 2020 do Levantamento de Necessidades das Escolas já conta com a participação de 414 escolas da rede (cerca de 17% do total de instituições estaduais).
A pesquisa, realizada em formulário online e preenchida por diretores(as), trabalhadores(as), pais e estudantes, contabiliza a falta de 1.433 professores(as), funcionários(as) de escola e especialistas.
- Falta de professores(as): 633
- Falta de funcionários(as): 510
- Falta de especialistas: 290
Entre as disciplinas mais prejudicadas, estão língua estrangeira (com 96 vagas em aberto), português (65) e matemática (63).
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O caso da língua estrangeira, particularmente, depõe contra a capacidade de gestão e planejamento do governo. A obrigatoriedade do espanhol na rede pública foi aprovada em 2018 na Assembleia Legislativa e o Estado teve o ano letivo de 2019 inteiro para antecipar o problema.
Além da falta de recursos humanos, o levantamento também documenta carências estruturais, políticas de enxugamento e outras dificuldades enfrentadas pelas escolas da rede. Confira alguns dados.
- 149 escolas relatam bibliotecas fechadas ou inexistentes
- 111 escolas relatam problemas estruturais ou obras pendentes
- 111 relatam laboratórios de informática fechados ou inexistentes
- 31 sofrem fechamento de turnos
- 48 também sofrem enturmações
- 37 relatam turmas multisseriadas
- 33 denunciam insuficiência na merenda escolar
- 36 relatam falta de insumos básicos para limpeza e manutenção
- 22 escolas ameaçadas de fechamento
- 20 sofrem com o fechamento da EJA
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