Não à banalização da vida: 40⁰ Núcleo repudia manifestação desrespeitosa sobre a morte de Frei Sérgio Görgen


A direção do 40º Núcleo do CPERS (Palmeira das Missões) expressa sua profunda preocupação diante de manifestações públicas que celebram ou tratam com desrespeito a morte de pessoas, cuja trajetória foi marcada pelo compromisso com a justiça social, com a educação pública e com os direitos humanos.

Nesse contexto, o 40º Núcleo do Sindicato repudia a manifestação realizada pelo professor Luiz Alindo Anacleto da Silva (ex-diretor da UFSM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões, que se expressou publicamente comemorando o falecimento do Frei Sérgio Görgen, atitude que fere princípios básicos de respeito humano, ético e da civilidade.

O Frei Sérgio Görgen, falecido recentemente construiu uma história reconhecida na América Latina pela atuação junto aos movimentos sociais, pela contribuição à Teologia da Libertação e pelo diálogo permanente com comunidades populares, educadores, estudantes e trabalhadores. Em âmbito regional, sua presença também esteve associada às mobilizações sociais que fortaleceram a luta pela implantação do campus da Universidade Federal de Santa Maria em Palmeira das Missões, conquista coletiva que ampliou o acesso à educação superior pública e gratuita.

O 40º Núcleo do CPERS reafirma que o espaço acadêmico deve ser orientado pelo respeito à pluralidade de ideias, pelo compromisso ético e pela valorização da memória histórica daqueles e daquelas que contribuíram para a construção de uma sociedade mais democrática e solidária. Divergências de pensamento são legítimas e fundamentais na sociedade e no ambiente universitário, porém não podem se confundir com manifestações que banalizem a vida, o luto coletivo ou a trajetória de lideranças sociais que dedicaram suas existências à defesa dos direitos do povo.

Nesse sentido, reiteramos a importância do diálogo responsável, do respeito às diferentes crenças, trajetórias e concepções políticas, princípios indispensáveis para a convivência democrática e para o fortalecimento das instituições educacionais, sociedade demonstra democrática de direitos, democracia soberania do pais.

O 40º Núcleo do CPERS Sindicato continuará comprometido com a defesa da educação pública, da ética e democracia, dos direitos humanos e da cultura do respeito, valores que consideramos essenciais para a formação cidadã e para a construção de uma sociedade mais justa.

40º Núcleo do CPERS Sindicato

Palmeira das Missões, 10 de fevereiro de 2026.

Notícias relacionadas

O parecer jurídico do CPERS sobre o Projeto de Lei …

10/02/2026

Nesta terça-feira (10), em reunião com o líder do governo …

Nesta sexta-feira (6), representantes da Direção Central do CPERS se …

06/02/2026

Na manhã desta sexta-feira (6), a Direção Central do CPERS, …